Planning Poker

Planning Poker

ESTIMATIVAS MAIS DIVERTIDAS E ASSERTIVAS.

Planning poker, ou em português “Poker do planejamento”, é uma técnica baseada no consenso para estimar. É um jogo e ao mesmo tempo um exercício.

Através dessa técnica, podemos estimar o esforço necessário para determinada quantidade de trabalho, tendo como base informações recolhidas do cliente, normalmente sendo através de histórias de usuário.

O planning poker foi definido e nomeado pela primeira vez por James Grenning, em 2002, e mais tarde popularizado por Mike Cohn, no livro Agile Estimating and Planning.

De maneira resumida, no planning poker cada membro da equipe recebe um conjunto de cartas, com os valores de uma determinada sequência.

Em seguida, a cada história de usuário analisada, todos os membros da equipe jogam uma carta com a face para baixo sobre a mesa. A carta conterá o valor numérico de pontos que o membro do time considera justo para que a história seja concluída.

Caso haja grandes diferenças entre as cartas jogadas, os membros que jogaram as cartas de maior e menor valor explicarão suas razões. Então, com base em suas explicações, as cartas são jogadas novamente até que um consenso seja encontrado e uma estimativa seja definida.

Baixar Gratuitamente