Liga Ágil | Transformação Ágil

Agile Brazil 2018 – Notas de um Agilista!

De 03 a 05 de outubro em Campinas-SP, mas precisamente no Expo Dom Pedro, aconteceu mais uma edição do Agile Brazil e nós da Liga Ágil tivemos o prazer de patrocinar esse evento incrivel e de muito networking.

SOBRE O EVENTO

O CONTÉUDO DO EVENTO FOI DIVIDIDO EM CINCO GRANDES GRUPOS.

As palestras, onde os palestrantes apresentavam temas que iam desde a apresentação de cases, temas técnicos, até o futuro da agilidade. Nos palcos principais sempre falavam os Keynotes, que visavam o compartilhamentos de experiências. Havia também o que era chamado de Mão na massa, nesse caso o contéudo não era só apresentado e falado, o contéudo era mostrado de maneira prática através de workshops e dinamicas. De encontro com a quebra de paradigmas que a agilidade trás pras nossas vidas podiamos participar do quarto grupo, Você está certo disso? Os temas desse grupo em especifico eram questionadores, e fazia com que os participantes sempre saissem com aquela pulga atrás da orelha.

Por último mas não menos importante tinhamos os Paineis onde a comunidade participava elaborando perguntas sobre os temas propostos e os escolhidos para compor o Painel respondiam e acrescentavam toda sua experiencia ao tema. Sem esquercer é claro dos tão importantes Open Spaces, onde as pessoas se organizavam em espaços espalhados pelo evento para compartilhar conhecimento, discutir um tema, e até mesmo apresentar pequenas talks sobre agilidade, além desse espaço, tinhamos o Mentoring Corner, com timebox de 25 minutos dedicados para fazer ou receber mentoria de alguém da propria comunidade sobre determinado assunto.

Liga Ágil participando de um Open Space

STANDS

Também espalhados pelo evento tinhamos os stands dos patrocinadores, todos com muito contéudo e que atrairam a atenção do publico como um todo.

KEYNOTES!

Os keynotes deram um show à parte, iniciamos o evento já com a incrivel Esther Derby, mostrando como a empatia é essencial em qualquer processo de mudança, também nos deu um panorama muito interessante de toda sua experiencia e bagagem que adquiriu ajudando times e emprestas a projetar seu ambiente, cultura e principalmente a dinâmica humana que é a base de qualquer mudança.

No segundo dia na parte da manhã Henrique Imbertti Jr. Que hoje lidera um time de agile coaches no Magazine Luiza. Ele começou apresentando o case brasileiro de um centro de reintegração social, e fez um ponte magnifica com as organizações. Além disso compartilhou sua experiencia sobre a epoca que trabalhou no Spotify.

Na parte da tarde tivemos o Keynote fora da caixa, que trouxe um olhar diferenciado sobre a nossa sociedade para o evento, a ativista independente, Neon Cunha, que trouxe para o evento uma talk que falava sobre a diversidade e preconceito, e fez todos sairem pensativos do palco principal.

No ultimo dia quem preencheu o palco principal foi o ilustrissimo Dave Snowden, com uma palestra maravilhosa sobre agilidade, ele mostrou que antes de mais nada nós agilistas temos que continuar sempre estudando e buscando o conhecimento, em uma talk acida e cheia de ironia ele pra mim foi de longe o grande destaque do evento, apertando exatamente onde o calo doi, fez o publico ir do riso com seu incrivel senso de humor para aquela “reposicionada” na cadeira procurando o conforto novamente depois de perceber que de fato nenhuma verdade é absoluta. Olhando o pessoal esvaziando a sala principal do evento, e indo embora, via no rosto e nos olhos de todos aquele sentimento de dever cumprido, e que venha o Agile Brazil 2019!

Vitor Silva, Analista Desenvolvedor, Scrum master e Pai, Ventron