Como efetuar gestão de risco em projetos ágeis? 

Utilizar os métodos ágeis nos projetos de tecnologia não blinda a organização em relação aos riscos. Portanto, há também a necessidade de realizar a gestão de risco. Mas a forma pela qual é realizada é o diferencial proporcionado pela agilidade. 

Nas práticas ágeis estão inclusas reuniões nas quais os times inspecionam, realizam ajustes e adaptam o resultado do trabalho com foco na satisfação do cliente. Isso permite que através da priorização baseada no valor obtenha-se conhecimento dos riscos, por consequência a probabilidade de impactar o produto/serviço. 

Nesse sentido, à medida que se aprende a cada ciclo, utiliza-se abordagem iterativa e incremental para otimizar a previsibilidade e controlar o risco. 

Inovar tem seus riscos

Para inovar e criar algo disruptivo para o mercado, falhar é de fato um risco certeiro. O primeiro passo é compreender essa afirmação. Não ter a certeza de como a inovação vai funcionar no mercado é real. Porém isso não pode ser fator limitante para que esse passo não seja realizado. 

Não se trata de tomar decisões que podem colocar em risco o sucesso da organização. É gerenciar a incerteza para que em determinadas condições, caso ocorra falha possa coletar os dados, analisar o resultado obtido, aprender e evoluir melhorando continuamente através disso. 

A certeza de que o produto ou serviço que sua organização está querendo inovar será maior se realmente estiver resolvendo algo significativo, relevante e usual para o mercado. 

 Caminho da certeza para gestão de risco em projetos ágeis

São diversas as opções de como implementar a agilidade ou transformação digital. O que era para ajudar na complexidade dos projetos acabou tornando-se complexo de se encaixar devido a variedade, para genuinamente transformar a organização e colher os resultados. 

 Liga Ágil para poupar sua organização de ficar na tentativa e erro,  reuniu o necessário para alcançar o resultado da transformação digital. A partir da experiência dos seus especialistas ágeis criou o VDC  – Value Delivery Cycle – modelo capaz conectar todo potencial das ferramentas e competências disponíveis para, de fato, criar uma empresa que gera resultados, capaz de se reinventar e criar novos negócios, respondendo rapidamente às necessidades de seus clientes e às novas oportunidades que o mercado traz.  

 Faça download do e-book completo do VDC  – Value Delivery Cycle. 

 

Siga-nos nas redes sociais e aprenda ainda mais como obter melhores resultados com a agilidade:

LinkedIn Facebook Instagram Twitter | Youtube

compartilhar instagram compartilhar linkedin compartilhar no facebook
teste

Reunimos uma seleção de materiais e conteúdos exclusivos, repletos de técnicas e práticas que vão acelerar resultados excepcionais para seus times e negócios. E a melhor parte? Todos são gratuitos! Faça o download agora mesmo e eleve o desempenho da sua empresa para o próximo nível com a Liga.