AwsS3

Como preparar o RH para as tendências futuras

Com toda essa avalanche de mudanças, o que era tendência para o RH agora tornou-se realidade. Quando a organização opta por adotar a agilidade gera mudanças que vão além da melhoria da produtividade e foco na geração de valor para o cliente. Impacta cultura, processos, estruturas hierárquicas, relações de trabalho e pessoas.

Áreas como: atração e seleção, departamento pessoal, desenvolvimento humano e organizacional, remuneração e benefícios estão buscando através das novas perspectivas e tecnologias adaptar-se para o que vem sendo chamado de “indústria 4.0” ou “era da transformação digital”.

Estar o RH preparado para essas tendências futuras requer ações que principalmente possa:

  • Preparar a Liderança;
  • Apoiar as Mudanças;
  • Facilitar o aprendizado contínuo.

    Preparar a Liderança

    A forma de liderança mudou, seja presencial, híbrida ou remota. Abrindo espaço para tratamento mais humanizado dentro ambiente de segurança e acolhedor com abordagens práticas, dinâmicas e jogos para potencializar e engajar pessoas e equipes com o propósito de encontrar a maneira mais eficiente para uma empresa alcançar seus objetivos e, ao mesmo tempo, manter a felicidade das pessoas como uma prioridade.

    A Liga Ágil oferece o treinamento Management 3.0 que vai cooperar para que sua organização consiga implantar modelo de gestão que leve em consideração o pensamento complexo. Com isso sai de foco os silos hierárquicos, despertando o potencial das redes de relacionamento e propósitos das pessoas.

    Apoiar as Mudanças

    Adaptabilidade é uma das grandes contribuições que a agilidade trouxe. Realizar mudanças tornou-se fundamental nos negócios para que possam conseguir entregar valor aos clientes com o produto/serviço, de forma iterativa e incremental, onde requisitos e soluções possam evoluir como respostas à volatilidade do mercado.

    Não tem como a organização ficar estática, precisa estabelecer uma cultura de mudança, mas sem que esta crie um ambiente de insegurança e medo. Apoiar essa mudança de mindset em relação à cultura faz com que as pessoas possam compreender esse momento.

    Desenvolver ações para que pessoas impactadas pela mudança entendam o que motivou a mudança e como cada um irá se relacionar com ela, ajudando-as a se adaptarem ao novo ambiente que se instaurou.

    Facilitar o aprendizado contínuo

    Não basta estar os colaboradores da organização preparados para fazer seu trabalho que até então sempre foi feito. Para conseguir adaptar-se e responder às mudanças do futuro próximo, a carreira se tornou uma jornada de aprendizado contínuo.

    A experiência e competência que trouxeram até aqui são os pontos de partida desta jornada. Ao longo do tempo a organização construiu conhecimento sobre mercado, clientes, fornecedores e adicionar novas habilidades necessárias para mudanças reduz risco de fracasso de novas iniciativas que envolvem a agilidade, mas principalmente nos produtos ou serviços.

    O papel do RH nas organizações ágeis é cooperar nessa transição e sustentação da transformação da cultura dos times ágeis.

    Venha construir esse novo capítulo na sua organização com apoio da Liga Ágil. Clique aqui e entre em contato.

    Facilitar o aprendizado contínuo.

Comments are closed.