Cultura Ágil Sustentável: 05 pilares para construção

Cultura Ágil Sustentável tem como base os princípios, valores, comportamentos que fundamentam o pensamento ágil. Dessa forma, faz com que independente do tamanho da empresa, busque desenvolver a capacidade de adaptar regularmente seu portfólio de produtos e serviços  com foco em manter sustentável a geração de valor.

Em outras palavras, construir a cultura ágil não traz apenas inovação e diferenciação ao negócio, forma-se também como agente significativo para a redução de custo e aumento de produtividade. Portanto, para conquistar isso, torna-se necessário realinhar diversas partes: 

  • Estratégia;
  • Estrutura;
  • Processos;
  • Pessoas;
  • Tecnologia.

Transição para Modelo Ágil-Qual melhor forma de fazer?

Construindo a Estratégia

Em primeiro lugar será realizar o diagnóstico atual, realizar no planejamento, preparação e implementação do modelo de estratégia mais adequado aos novos cenários com entregas rápidas, contínuas e de alto valor para o negócio.

Enterprise Agile Assessment: raio-x da agilidade organizacional

Essa etapa inicial vai reunir os elementos necessários para definir as ações que vão direcionar a organização no empenho de realizar a transformação. Entretanto, cabe destacar que não serão planos longos, pois com o mercado volátil, incerto, complexo e ambíguo, tudo pode mudar. 

Transformação Ágil Enterprise Business Agility

A escolha da estratégia a seguir precisa fazer com que a empresa seja capaz de fazer adaptações como resposta a mudanças, oportunidades de mercado e necessidades dos clientes. Mas, logicamente isso tudo, sem perder o foco na geração de valor para as partes interessadas. 

ESG: estratégia para as empresas do futuro

Por isso inclua os princípios e valores ágeis ao planejamento estratégico. Dessa maneira, vai conseguir obter mais valor para o negócio e o cliente, de forma sustentável e garantindo a viabilidade a longo prazo por meio da adaptabilidade.  

Flexibilizando Estrutura Organizacional

Estrutura organizacional é a forma como os times são organizados e suas relações hierárquicas ramificadas em setores. Através dela consegue demonstrar a associação da função à empresa e níveis de autoridade, liderança e delegação.

Com mercado cada vez mais inovador, coletar evidências a partir dos feedbacks dos clientes e gerar insights para rapidamente aproveitar as oportunidades torna-se questão de sobrevivência para a organização. Mas para realizar essas adaptações com geração de resultado, a empresa precisa possuir estruturas flexíveis para responder essas necessidades.

Ambidestria Organizacional

Esse diferencial além de manter a capacidade competitiva, respondendo às mudanças, faz com que se mova com propósito, velocidade e agilidade.

Transformando Processos de Negócio

A empresa, diariamente, para realizar suas entregas realiza seus processos. Por exemplo, desde a chegada de um pedido do cliente até sua efetiva entrega, são realizadas diversas etapas que compreendem os processos de negócios. Ao cruzar de ponta a ponta as barreiras departamentais durante cada etapa vai agregando valor para que seja atendida a necessidade do cliente.

Transformação Ágil Enterprise Business Agility

O conceito torna-se fácil de compreender. Mas para transformar os processos requer desde ações de gestão de mudança para tornar mais efetivo e eficiente, a melhorias no design, fluxo e atividades.

Lean Agile: reduza desperdícios e agregue valor

Habilitando Pessoas

Não há mudança efetiva e sustentável sem que também sejam incluídas as pessoas. Aliás, desde comportamentos, habilidades e atitudes  até a forma de se comunicar e relacionar vai fazer diferença na construção da cultura ágil sustentável.

Gestão de pessoas que era tendência agora é realidade

Sendo assim, quando as pessoas são inseridas como ponto central das mudanças, não para impor formas de trabalhar, cria condições de incorporar princípios e valores ágeis e o resultado chega mais rápido. Sobretudo, ao compreender essa base, a curva de adaptação e aceitação estreita-se, fazendo com que possam compreender, aceitar e ajustar-se ao novo. 

Mindset, para quê?

Orientando a Tecnologia para negócio

A tecnologia contribui para o negócio para aumentar a eficiência da operação, reduzindo custos e permitindo que o negócio obtenha escalabilidade. Dessa forma, obtendo mais competitividade em relação ao mercado e melhorando seus resultados. 

Transformação Digital: Descubra como e por que aplicá-la!

As inovações tecnológicas através da Transformação Digital, tem permitido além do crescimento, diversas empresas se manterem mais competitivas. Ou seja, quanto mais alinhada à tecnologia às necessidades do negócio, através do foco no cliente, colhem mais benefícios.

Cultura Ágil Sustentável 

Prepare sua empresa para acelerar e crescer. Ou seja, para desenvolver cultura ágil sustentável vai precisar:

  • Construir estratégia;
  • Flexibilizar estrutura organizacional;
  • Transformar os processos de negócio
  • Habilitar pessoas;
  • Orientar a tecnologia para o negócio.

Então o que está esperando? Lembre-se o tempo que demora a concorrência pode estar indo a diante. Com a Liga Ágil, sua empresa se tornará uma organização adaptativa, muito mais preparada para agir diante dos estímulos do mercado e construir a cultura ágil sustentável que almeja.

Entre em contato e vamos seguir na jornada de transformação em todos os pilares.

compartilhar instagram compartilhar linkedin compartilhar no facebook
teste

Reunimos uma seleção de materiais e conteúdos exclusivos, repletos de técnicas e práticas que vão acelerar resultados excepcionais para seus times e negócios. E a melhor parte? Todos são gratuitos! Faça o download agora mesmo e eleve o desempenho da sua empresa para o próximo nível com a Liga.