Liga Ágil | Transformação Ágil

Novas abordagens de estratégia para novos tempos e novos mercados

Muitos dizem que vivemos uma nova realidade, se referindo a necessidade que uma empresa tem de mudar rapidamente e se adequar sempre que necessário. Porém, não podemos dizer que uma nova realidade chegou porque essa necessidade de velocidade para mudança já era algo presente. Porém, não havíamos sido forçados a encará-la como agora.

Essa questão traz à tona outra pergunta: Os modelos de estratégia e gestão que conhecemos são suficientes para liderarmos a transformação que toda empresa precisa? A resposta parece mais clara do que nunca. É necessário rever a  forma de pensar a estratégia.

No livro The End of Competitive Advantage, Rita McGrath comenta sobre isso quando menciona como o modelo de cinco forças de Micheal Porter, matriz BCG, SWOT e outros tiverem a sua importância na abordagem estratégica para buscar e sustentar uma “Vantagem Competitiva” até agora. Porém, ela explica que “nestes novos cenários voláteis e repletos de incertezas que vivemos, para vencer, os executivos precisam aprender como explorar oportunidades de curto prazo com velocidade e determinação. Os modelos baseado em vantagem competitiva são de longo prazo e passivos, portanto desatualizados e perigosos em um ambiente competitivo de rápida evolução.”

Assim fica claro que as abordagens também precisam mudar. A mudança passa de um modelo baseado em análise para um modelo baseado em inovação, encarando cenários pouco previsíveis.

Abaixo um modelo da Strategy Tools que representa essa mudança:

Nos últimos anos as iniciativas de agilidade que foram protagonizadas, na maioria dos casos, por nos nossos times, felizmente prepararam o caminho para esse momento. Agora precisamos conectar tudo isso de maneira uniforme com a alta diretoria, C-Levels e grupos de estratégia para alcançarmos resultados melhores.

Nesse sentido unimos nossas ferramentas de Business Agility com as ferramentas de estratégia da Strategy Tools. Entendemos que agora temos um portfólio completo para habilitar as organizações na jornada de transformação de fim a fim!

Muitas empresas estão aprendendo isso nesse momento, utilizando novos métodos incluindo simuladores de estratégia.

Compartilhamos o relatório da Strategy Tools com diversos outros exemplos dessas ferramentas em ação e novas abordagens de estratégia: https://www.strategytools.io/report-strategy-tools-in-action/ . Entre em contato com nosso time e descubra como podemos criar algo novo juntos nessa jornada.

Saiba mais como trzer a Transformação Ágil para sua empresa