O que é OKR e como funciona?

Definir metas e alcançá-las com engajamento de toda organização, através do esforço compartilhado e focado de todas as equipes é uma tarefa complexa, mas que pode ser resolvida de maneira simples usando o OKR.

OKR é o acrônimo para Objetivos e Resultados Chave.  Usado para estruturar, gerenciar e definir metas. Com isso permitindo transformar estratégia de negócios em metas mensuráveis, representando conexão entre visão e a missão com o operacional.

Assim é possível criar alinhamento e engajamento dos times envolvidos por meio de ações concretas e objetivos mensuráveis.

Como estruturar os OKRs

Dessa forma, basicamente a estrutura do OKR é formada pelo objetivo e os resultados chaves. O primeiro: “o que se deseja alcançar” e o segundo: “como mensurar o progresso”. Por outro lado, desde a liderança até os membros de cada time precisam construir visão única dos objetivos da organização por meio das iniciativas.

Entretanto, a periodicidade de planejamento depende de cada realidade. Pode ser anualmente com acompanhamento através de períodos curtos, geralmente trimestralmente para facilitar adaptações.

Independente do nível de maturidade da organização na utilização dos métodos ágeis, estabelecer os OKR se torna fundamental para adaptar-se à realidade do mundo BANI e não ser BANIdo.

Aprenda como OKR pode mudar sua organização

Cada organização está exposta em cenários diferentes e por isso requer ações estratégicas coordenadas que possam contribuir com mais transparência, alinhamento, foco e agilidade.

A equipe de especialistas da Liga Ágil está pronta para treinar e habilitar sua organização para que utilizem o OKR. O treinamento tem o objetivo de mostrar como é possível criar o alinhamento e definir a cadência para a organização para que todos andem na mesma direção, com prioridades claras, em um ritmo constante. Solicite aqui.

Pode também começar hoje mesmo baixando gratuitamente o Kit OKR composto pelo OKR Canvas e Hipóteses Board. Coloque em prática tudo na sua organização e irá criar alinhamento, engajamento e autonomia entre times a partir da implementação de objetivos factíveis, determinados pelas equipes.

 

Acesse agora e baixe grátis!

 

 

compartilhar instagram compartilhar linkedin compartilhar no facebook
teste

Reunimos uma seleção de materiais e conteúdos exclusivos, repletos de técnicas e práticas que vão acelerar resultados excepcionais para seus times e negócios. E a melhor parte? Todos são gratuitos! Faça o download agora mesmo e eleve o desempenho da sua empresa para o próximo nível com a Liga.