Transformação Digital: Descubra como e porque aplica-la!

 

Como um profissional da área de TI, certamente você já está familiarizado com a transformação digital a partir de termos como Internet das Coisas, Cloud Computing, Big Data, Business Intelligence, entre tantos outros, correto? Pois bem, isso significa que os avanços em tecnologia estão mudando a forma como vemos o mundo, adquirimos informações, fazemos compras, administramos nossas empresas e até como nos relacionamos com as outras pessoas.

Pensando nisso, neste artigo, você entenderá o que é transformação digital e os principais motivos para aplicá-la. Confira!

O que é Transformação Digital?

Como citamos acima, a tecnologia tem trazido grandes inovações à vida das pessoas. No entanto, ela também tem transformado o modo como as empresas realizam suas atividades e organizam seus processos.

Seja qual for o porte ou segmento de atuação no mercado, o fato é que os empreendimentos precisam se manter preparados para atender às demandas de um mundo composto por consumidores da era digital

Dado esse contexto, podemos afirmar que transformação digital é a forma como as empresas modernas têm rompido com paradigmas e aprimorado processos por meio da implementação de recursos tecnológicos. Ou seja, é com base nessa transformação que as organizações têm digitalizado seus negócios.

Por que implementar uma cultura de transformação digital na empresa?

A transformação digital não está restrita apenas à utilização de ferramentas tecnológicas, mas também se refere a uma evolução nos processos internos e externos de um empreendimento, em uma ação contínua que abrange muito mais do que somente o setor de TI.

Mudança nos modelos tradicionais de aplicação de treinamentos

Um dos aspectos mais relevantes que a implementação de uma cultura de transformação digital na empresa pode proporcionar é a agilidade na tomada de decisões e, é claro, o aumento da satisfação dos colaboradores.

Considerando que estamos nos referindo a uma série de mudanças que impactam os meios de produção, é correto afirmar que os funcionários necessitam de preparação e capacitação para atuar em novos cenários.

Ainda nessa linha de raciocínio, os treinamentos se tornam muito mais eficientes e produtivos, incluindo os colaboradores na lógica da digitalização, quando pautados em transformação digital. Sem mencionar o fato de que se tornam consideravelmente menos onerosos para a empresa.

Mais transparência nas negociações

A transparência nas negociações se deve ao fato de que, ainda que ambas as partes estejam geograficamente distantes, os envolvidos na negociação podem contar com a tecnologia para fechar negócios sem depender de processos burocráticos tradicionais.

Da mesma maneira, contratos e documentos podem ser validados juridicamente por meio da internet e de recursos tecnológicos como a assinatura eletrônica, por exemplo, sem que a empresa e o cliente estejam localizados no mesmo recinto.

Além disso, o uso de softwares de controle financeiro e gerenciamento de processos operacionais reduz o índice de falhas humanas, aumentando a confiabilidade dos dados da organização e transmitindo credibilidade e transparência aos consumidores e fornecedores.

Desenvolvimento de novos cargos e funções

Segundo a pesquisa mais recente feita pelo IBGE, existem cerca de 12,7 milhões de brasileiros desempregados, sendo a população jovem a mais afetada. No entanto, existe também o lado dos empregadores, que têm tido dificuldades para contratar profissionais preparados para o mercado moderno.

A transformação digital tem uma importante participação nessa realidade, sendo capaz até mesmo de reverter o atual cenário. À medida que os profissionais investem no aprimoramento de suas habilidades em tecnologia, uma vasta gama de possibilidades é aberta.

Ainda que estejamos em tempos de recessão econômica, a transformação digital tem gerado uma nova demanda de cargos e funções relacionadas à tecnologia e inovação. Os novos trabalhos são muito variados e visam atender às necessidades das corporações.

Dentre essas novas atividades laborais, podemos citar cargos e funções relacionadas:

ao gerenciamento de redes e dispositivos; à segurança digital e à privacidade; ao desenvolvimento de aplicativos e softwares; à análise de negócios e muito mais. O fato é que conforme as funções se tornam mais complexas, maior é a necessidade de candidatos qualificados e competentes. Isso significa que novos empregos são criados conforme a sociedade evolui e diferentes demandas são geradas.

Melhoria no atendimento ao cliente

Sem dúvidas, um dos grandes benefícios que a transformação digital tem proporcionado às empresas é a otimização da qualidade no atendimento aos clientes, consequentemente aumentando a satisfação do consumidor.

O papel da tecnologia nas melhorias no atendimento se deve ao fato de que, com informações mais relevantes sobre o perfil comportamental dos clientes, as organizações podem se adaptar às suas necessidades, interagir com mais efetividade e oferecer uma experiência de compra muito mais agradável do que a de seus concorrentes.

Não é nenhuma novidade que o consumidor moderno é muito mais exigente por estar acostumado a lidar com agilidade no atendimento, já que os dispositivos digitais promovem acessibilidade e automação.

Ou seja, em poucos segundos pode-se receber atendimento (seja por meio de chat ou aplicativos), solucionar problemas e, é claro, realizar transações comerciais com total autonomia e praticidade.

Por isso, as empresas têm buscado melhorar seu atendimento com tecnologia para estreitar os laços com seus clientes, aumentar o engajamento no ambiente digital e potencializar as oportunidades de negócios.

Como aplicar o conceito de Transformação Digital?

Invista na mudança cultural da organização — comodidade e zona de conforto não se enquadram nesse contexto, portanto, procure criar planos ousados e envolver os colaboradores.

Promova o desenvolvimento de competências e habilidades — como já foi citado, seus funcionários precisam de preparo para manusear ferramentas tecnológicas e se manterem atualizados a respeito das novas demandas.

Avalie processos — é possível que muitos processos na empresa sejam realizados da mesma maneira há anos. Para isso, faça uma avaliação completa para melhorar a tomada de decisões e repaginar as metodologias usuais do negócio. Como você pôde conferir neste artigo, a transformação digital é muito mais do que a simples afirmação de que os empreendimentos devem investir em tecnologia para automatizar seus procedimentos cotidianos.

O conceito de transformação digital é amplo e abrange processos internos e externos das empresas, promovendo ganhos de produtividade nas operações diárias, aumentando a satisfação dos consumidores e garantindo uma ótima posição diante dos concorrentes.

Agora que você já conhece os principais aspectos sobre transformação digital e por que aplicá-la no negócio, não deixe de conferir também o que é Design Thinking e o que ele pode fazer pela sua empresa!

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