Enterprise Business Agility
Por: agosto 15, 0209 3Min de leitura
Por muito tempo a área de desenvolvimento de software vem praticando modelos ágeis de desenvolvimento com excelentes resultados, com modelos baseados no tradicional método Kanban, metodologia SCRUM, XP e muitas outras.
A eficiência é tão significativa que o tema Agilidade é agora item importante na pauta dos executivos das empresas. A novidade é que o grande entusiamo pelo tema vem dos executivos e gestores fora de TI. Em parte, esse movimento tem sido impulsionado por outro importante item da pauta, a Transformação Digital. Já é unânime a ideia de que é impossível inovar e transformar sem ser Ágil.
Muitos então se perguntam: é possível que o Pensamento Ágil possa ser aplicado em outras áreas da organização, fora de TI? Sem dúvida que SIM!
Quais são alguns dos principais desafios que buscamos resolver?
- Resposta Lenta ao “Time to Market”
- Silos e Hand-Off
- Processos inflexíveis
- Gap entre Demanda e Capacity
- Muitas Iniciativas, sem foco
- Medo de Errar
- Equipes com foco na Tecnologia e não no Cliente
- Alto nível de especialização entre pessoas e áreas (Pensamento “Essa tarefa não é minha”)
- Falta de automação
- Estimativas Irrealistas dadas pelas pessoas erradas
- Falta de entendimento da real capacidade corporativa de entrega
Como resolver isso e iniciar essa jornada de Transformação Ágil?
A Agile Transformation Inc. e a Agility Health, são parte de uma organização referência em transformação ágil no mundo. Em parceria com grandes empresas desenvolveram um framework eficiente para auxiliar na transformação ágil corporativa, o EBA – Enterprise Business Agility.
Esse framework é formado por 6 pilares que se baseiam em métodos amplamente reconhecidos adaptados a uma abordagem ágil. A Liga Ágil, empresa do grupo Cadmus, é certificada Enterprise Business Agility Strategist e parceira oficial no Brasil da Agile Transformation In. e Agility Health. Nosso time de agilistas tem ajudado as empresas a identificar o melhor caminho para iniciar essa Jornada de Transformação.
O processo pode iniciar por um dos pilares ou todos. A recomendação da Liga Agil é realizar um EBA Workshop com os principais gestores. Este Workshop, além de dar mais clareza sobre os caminhos para a transformação ágil, auxilia na formação da melhor estratégia.