Ux designer: por que sua organização precisa desse profissional?
Por: maio 27, 2021 4Min de leitura
Que tal experimentar Ketchup Heinz nas cores super vibrantes roxa, verde, rosa, laranja, azul-petróleo e azul?
Não ter que sentir dor ao injetar com agulha e seringa insulina e apenas inalar?
Deixar aquele rastro perfumado com a liberdade da estrada aberta, força e destemor com o Perfume Harley-Davidson?
Maximizar suas sessões de jogos no console Apple Pippin com controle sem fios Applejack?
Infelizmente não poderá usufruir de nenhum desses produtos. Eles não deram certo e foram descontinuados. Assim como muitos outros fazem parte do acervo do “Museum of Failure“, com curadoria do Dr. Samuel West, psicólogo, PhD em Psicologia Organizacional.
Esses produtos pertencem, respectivamente a H. J. Heinz Company, Pfizer, Harley-Davidson e Apple. Todas são grandes organizações e que não estão isentas do risco de investir seus esforços em algo que não irá proporcionar o resultado almejado.
Como reduzir esse risco?
Como resposta surge o UX, que se refere à “experiência do usuário” e o Design UX, processo de projetar produtos estrategicamente com abordagem centrada na percepção de valor do usuário. O UX combina métodos e ferramentas para analisar todo processo de jornada do cliente, incluindo aspectos em relação à marca, usabilidade, acessibilidade, design e função.
Como exemplo de ferramenta, o UX Canvas é usado para projetar e dar visibilidade para os stakeholders. Também consegue prever aspectos mais desafiadores do projeto e uma priorização de features que podem entregar mais valor no menor tempo possível. Clique aqui, baixe e utilize nas suas próximas iniciativas.
Visão holística do produto/serviço
“Nenhum produto é uma ilha. Um produto é mais do que o produto. É um conjunto coeso e integrado de experiências. Pense em todos os estágios de um produto ou serviço – desde as intenções iniciais até as reflexões finais, desde o primeiro uso até a ajuda, serviço e manutenção. Faça com que todos trabalhem juntos perfeitamente. ” – Don Norman, inventor do termo “Experiência do Usuário”.
Métodos Ágeis com UX
UX com método ágil acontece antes da Sprint na concepção do produto/serviço? No Planejamento ou na Revisão da Sprint? Ou após para gerar feedbacks com os clientes para a próxima sprint? Ou o UX Designer é integrante do time?
Sua organização precisa dessas respostas? O Centro de Competências (CoC) da Liga Ágil possui profissionais de UX experientes capazes de alinhar os objetivos do negócio ao seu produto/serviço para proporcionar experiência incrível ao seu cliente. Clique aqui e contrate esse profissional.
Referências:
Imagem 1- Ketchup Heinz: https://collection.museumoffailure.com/heinz-purple-ketchup/
Imagem 2- Exubera – insulina inalável: https://collection.museumoffailure.com/exubera/
Imagem 3- Perfume Harley-Davidson: https://collection.museumoffailure.com/harley-davidson-perfume/
Imagem 4- https://collection.museumoffailure.com/apple-pippin