Como evitar a execução e gestão desalinhadas?
Por: agosto 4, 2023 5Min de leitura
Imagina realizar todo um planejamento estratégico e perceber que não está saindo do papel ou que os resultados esperados não estão sendo alcançados.
Infelizmente, por mais espantoso que possa ser, esse problema é mais comum que empresas que se possam imaginar. Ter a execução e gestão desalinhadas ocorre quando há uma desconexão entre a estratégia, objetivos, processos e as pessoas envolvidas em um projeto ou em uma área de negócio. Por consequência, gera desperdício de tempo, recursos, dinheiro e energia, além de comprometer qualidade, satisfação e fidelização dos clientes.
Segundo pesquisa da Gartner, cerca de 40% dos líderes executivos dizem que a sua empresa não tem alinhamento entre a responsabilidade e a liderança na execução da estratégia. Isso não é uma novidade! Em anos anteriores, a mesma empresa já havia apontado que a execução lenta da estratégia era um dos principais desafios dos estrategistas, muitas vezes por causa da falta de visibilidade, controle, mentalidade de curto prazo e fadiga de mudança das pessoas.
Mas como evitar esse problema e garantir que a empresa execute e gerencie os seus projetos de forma alinhada, eficiente e eficaz?
Execução e gestão desalinhadas – Defina, Comunique a Estratégia e os Objetivos
O primeiro passo para evitar a execução e gestão desalinhadas é definir e comunicar claramente a estratégia e os objetivos da sua empresa. Ela é o caminho que todo negócio precisa seguir para alcançar a sua visão de futuro, enquanto os objetivos são as metas específicas e mensuráveis vão sendo atingidas ao longo dessa jornada.
Para definir a estratégia e os objetivos, há diversas ferramentas, tais como, Business Model Canvas, OKR ou o Balanced Scorecard. Todas essas permitem que seja visualizado e organizado as principais informações sobre o negócio, como o valor que entrega para os clientes, recursos, atividades, os indicadores e os resultados.
Inteligência estratégica de negócios: como desenvolver?
Depois de definir a estratégia e os objetivos, comunicá-los para todos os envolvidos. Isso inclui clientes, stakeholders, time, pessoas, fornecedores e parceiros. Porém faça de modo claro, frequente e consistente, para garantir que todos estejam na mesma página e entendam e saibam qual é a parcela de responsabilidade de cada um.
Adote um Modelo de Governança Ágil
O segundo passo para evitar a execução e gestão desalinhadas é adotar um modelo de governança que possa ter como base alguma metodologia ágil. Existem diversos métodos, por isso listar critérios e requisitos relativos à cultura, particularidades e contextos da sua empresa para que possa verificar a de maior aderência.
Assim, ao escolher a que maior apresentar sinergia, vai permitir que faça planejamento, execução e gerencie de forma iterativa, incremental e adaptativa, entregando valor para os seus clientes de forma contínua e rápida.
Ao adotar uma metodologia ágil, reduz a execução e gestão desalinhadas, pois:
- Envolve clientes e stakeholders no processo, obtendo feedbacks constantes e validando hipóteses;
- Alinha as expectativas do time, definindo papéis, regras, rituais, ferramentas claras e transparentes;
- Acompanha o progresso e o desempenho, utilizando indicadores relevantes e visuais;
- Melhora continuamente o produto ou serviço, incorporando as lições aprendidas e as melhorias sugeridas.
Contrate a Liga Ágil
O terceiro e último passo para evitar a execução e gestão desalinhadas é contratar a Liga Ágil, empresa especializada em transformação de negócios e agilidade organizacional, que oferece serviços de consultoria e treinamento para empresas de todos os portes e segmentos.
Dessa forma vai conseguir definir e comunicar a estratégia e objetivos. Adotar uma metodologia ágil adequada ao seu contexto, executar, gerenciar o negócio de forma alinhada, eficiente e eficaz.
Além disso, a Liga Ágil habilita todos os níveis da empresa a desenvolver uma cultura, que estimule a colaboração, inovação, aprendizagem e entrega de valor para os seus clientes.
Evite que a execução e gestão estejam desalinhadas na sua empresa. Alcance resultados extraordinários com a consultoria estratégica de transformação entrando em contato com a Liga Ágil.
Acesse o site www.ligaagil.com.br e saiba mais sobre os serviços oferecidos.
Referência Bibliográfica:
Wiles, J. (2021, 26 de abril). The 5 pillars of strategy execution. Gartner. https://www.gartner.com/smarterwithgartner/the-five-pillars-of-strategy-execution