Sprint Review: além da demonstração do que foi feito
Por: julho 20, 2021 3Min de leitura
Na Sprint Review o Time Scrum, composto pelo Scrum master, equipe de desenvolvimento, dono do produto e as partes interessadas do negócio, se reúnem para inspecionar e demonstrar os resultados. Entretanto, o foco é sobre o produto e o aumento de valor para o cliente que este incremento potencialmente liberável irá proporcionar. Esse é o penúltimo evento da Sprint antes de concluí-la.
Por isso a Sprint Review não se limita a uma apresentação ou status report do que foi concluído. Realiza-se essa reunião no prazo máximo de quatro horas para Sprint de um mês, ou proporcional caso seja menor. Assim os participantes buscam em conjunto discutir e decidir como proceder para otimizar o valor. Logo após, coleta-se os feedbacks para as adaptações para backlog do produto.
Além disso, nessa reunião, avalia-se se haverá a liberação do incremento para produção. O Product Owner analisa se a entrega irá contribuir para o progresso em direção à meta do produto.
Não agende Sprint Review, tenha evolução da maturidade
beefor possui as funcionalidades que suportam todo o fluxo de valor através de colunas customizáveis, onde os itens têm pontos de esforço para dar uma visão mais transparente da capacidade do time.
Por exemplo, ao parametrizar a Sprint Review para o time além de emitir as notificações alertando sobre as obrigações dentro das metodologias ágeis, passa também a compor o conjunto de métricas de performance do Termômetro de Práticas. Ao mesmo tempo ganha maturidade e constância na realização de cada uma, ele vai “esquentando” demonstrando a evolução.
Simplesmente agendar e convocar os participantes é um nível, outro é mensurar a regularidade de cada prática para compor a evolução da maturidade do time que o beefor oferece.
beefor pode te proporcionar essa e outras funcionalidades para a correta gestão de portfólio.
Aplique o que aprendeu com beefor:
Outros artigos que podem melhorar o resultado das reuniões com seu time ágil: