Transformação Digital: Descubra como e porque aplica-la!
Por: agosto 15, 2019 8Min de leitura
Como um profissional da área de TI, certamente você já está familiarizado com a transformação digital a partir de termos como Internet das Coisas, Cloud Computing, Big Data, Business Intelligence, entre tantos outros, correto? Pois bem, isso significa que os avanços em tecnologia estão mudando a forma como vemos o mundo, adquirimos informações, fazemos compras, administramos nossas empresas e até como nos relacionamos com as outras pessoas.
Pensando nisso, neste artigo, você entenderá o que é transformação digital e os principais motivos para aplicá-la. Confira!
O que é Transformação Digital?
Como citamos acima, a tecnologia tem trazido grandes inovações à vida das pessoas. No entanto, ela também tem transformado o modo como as empresas realizam suas atividades e organizam seus processos.
Seja qual for o porte ou segmento de atuação no mercado, o fato é que os empreendimentos precisam se manter preparados para atender às demandas de um mundo composto por consumidores da era digital
Dado esse contexto, podemos afirmar que transformação digital é a forma como as empresas modernas têm rompido com paradigmas e aprimorado processos por meio da implementação de recursos tecnológicos. Ou seja, é com base nessa transformação que as organizações têm digitalizado seus negócios.
Por que implementar uma cultura de transformação digital na empresa?
A transformação digital não está restrita apenas à utilização de ferramentas tecnológicas, mas também se refere a uma evolução nos processos internos e externos de um empreendimento, em uma ação contínua que abrange muito mais do que somente o setor de TI.
Mudança nos modelos tradicionais de aplicação de treinamentos
Um dos aspectos mais relevantes que a implementação de uma cultura de transformação digital na empresa pode proporcionar é a agilidade na tomada de decisões e, é claro, o aumento da satisfação dos colaboradores.
Considerando que estamos nos referindo a uma série de mudanças que impactam os meios de produção, é correto afirmar que os funcionários necessitam de preparação e capacitação para atuar em novos cenários.
Ainda nessa linha de raciocínio, os treinamentos se tornam muito mais eficientes e produtivos, incluindo os colaboradores na lógica da digitalização, quando pautados em transformação digital. Sem mencionar o fato de que se tornam consideravelmente menos onerosos para a empresa.
Mais transparência nas negociações
A transparência nas negociações se deve ao fato de que, ainda que ambas as partes estejam geograficamente distantes, os envolvidos na negociação podem contar com a tecnologia para fechar negócios sem depender de processos burocráticos tradicionais.
Da mesma maneira, contratos e documentos podem ser validados juridicamente por meio da internet e de recursos tecnológicos como a assinatura eletrônica, por exemplo, sem que a empresa e o cliente estejam localizados no mesmo recinto.
Além disso, o uso de softwares de controle financeiro e gerenciamento de processos operacionais reduz o índice de falhas humanas, aumentando a confiabilidade dos dados da organização e transmitindo credibilidade e transparência aos consumidores e fornecedores.
Desenvolvimento de novos cargos e funções
Segundo a pesquisa mais recente feita pelo IBGE, existem cerca de 12,7 milhões de brasileiros desempregados, sendo a população jovem a mais afetada. No entanto, existe também o lado dos empregadores, que têm tido dificuldades para contratar profissionais preparados para o mercado moderno.
A transformação digital tem uma importante participação nessa realidade, sendo capaz até mesmo de reverter o atual cenário. À medida que os profissionais investem no aprimoramento de suas habilidades em tecnologia, uma vasta gama de possibilidades é aberta.
Ainda que estejamos em tempos de recessão econômica, a transformação digital tem gerado uma nova demanda de cargos e funções relacionadas à tecnologia e inovação. Os novos trabalhos são muito variados e visam atender às necessidades das corporações.
Dentre essas novas atividades laborais, podemos citar cargos e funções relacionadas:
ao gerenciamento de redes e dispositivos; à segurança digital e à privacidade; ao desenvolvimento de aplicativos e softwares; à análise de negócios e muito mais. O fato é que conforme as funções se tornam mais complexas, maior é a necessidade de candidatos qualificados e competentes. Isso significa que novos empregos são criados conforme a sociedade evolui e diferentes demandas são geradas.
Melhoria no atendimento ao cliente
Sem dúvidas, um dos grandes benefícios que a transformação digital tem proporcionado às empresas é a otimização da qualidade no atendimento aos clientes, consequentemente aumentando a satisfação do consumidor.
O papel da tecnologia nas melhorias no atendimento se deve ao fato de que, com informações mais relevantes sobre o perfil comportamental dos clientes, as organizações podem se adaptar às suas necessidades, interagir com mais efetividade e oferecer uma experiência de compra muito mais agradável do que a de seus concorrentes.
Não é nenhuma novidade que o consumidor moderno é muito mais exigente por estar acostumado a lidar com agilidade no atendimento, já que os dispositivos digitais promovem acessibilidade e automação.
Ou seja, em poucos segundos pode-se receber atendimento (seja por meio de chat ou aplicativos), solucionar problemas e, é claro, realizar transações comerciais com total autonomia e praticidade.
Por isso, as empresas têm buscado melhorar seu atendimento com tecnologia para estreitar os laços com seus clientes, aumentar o engajamento no ambiente digital e potencializar as oportunidades de negócios.
Como aplicar o conceito de Transformação Digital?
Invista na mudança cultural da organização — comodidade e zona de conforto não se enquadram nesse contexto, portanto, procure criar planos ousados e envolver os colaboradores.
Promova o desenvolvimento de competências e habilidades — como já foi citado, seus funcionários precisam de preparo para manusear ferramentas tecnológicas e se manterem atualizados a respeito das novas demandas.
Avalie processos — é possível que muitos processos na empresa sejam realizados da mesma maneira há anos. Para isso, faça uma avaliação completa para melhorar a tomada de decisões e repaginar as metodologias usuais do negócio. Como você pôde conferir neste artigo, a transformação digital é muito mais do que a simples afirmação de que os empreendimentos devem investir em tecnologia para automatizar seus procedimentos cotidianos.
O conceito de transformação digital é amplo e abrange processos internos e externos das empresas, promovendo ganhos de produtividade nas operações diárias, aumentando a satisfação dos consumidores e garantindo uma ótima posição diante dos concorrentes.
Agora que você já conhece os principais aspectos sobre transformação digital e por que aplicá-la no negócio, não deixe de conferir também o que é Design Thinking e o que ele pode fazer pela sua empresa!