DOWNLOADS

Saiba mais

Cops Canvas

Para que você tenha mais sucesso em estabelecer e manter comunidades de prática, reproduzimos aqui alguns Canvas de acompanhamento das etapas das CoPs – Comunidades de Práticas.
Com este material você consegue dar visibilidade aos integrantes das CoPs e às demais comunidades os avanços e próximos passos das CoPs.
Este acompanhamento mostra aos integrantes que eles têm apoio e estão ligados a estratégia da empresa.
Aproveite o conteúdo!

Saiba mais

Análise de Persona

A persona se trata de um perfil semificcional que representa o cliente ideal para a empresa, oferecendo um melhor compreendimento sobre quem é seu cliente e do que ele precisa. A análise de persona é uma ferramenta indispensável para traçar o perfil do seu cliente e planejar estratégias de sucesso.

Se interessou?

Baixe o template com as instruções e aplique essa técnica em seus produtos e serviços.

Saiba mais

Como manter a Governança de times remotos

A Governança é o sistema usado pelas organizações para
definir objetivos estratégicos, que interferem na forma de
trabalho das pessoas através de processos, que são
constantemente monitorados, medidos e melhorados.

Qual o impacto do Covid-19 e como manter a Governança em times remotos?

Saiba mais

Community of Practice

Já pensou em ter grupos que ativamente contribuem para o aprendizado, prática e apoiam o processo colaborativo para o amadurecimento de todos?

ESTABELEÇA E APOIE A CRIAÇÃO DE COPS.

Não sabe o que é? Então veja do que estamos falando. Preencha com seu e-mail e baixe os arquivos.

Saiba mais

Kit de OKR

Desenvolvida em meados da década de 1980 por Andy Grove  na época CEO da Intel, o Objectives and Key Results é uma metodologia usada por grandes corporações que possuem uma meta: alcançar os objetivos traçados.

A Google tem utilizado essa metologia desde 1990. Isso refletiu em diversos âmbitos, inclusive na quantidade de colaboradores, que passaram de 40 para 60 mil funcionários em quase duas décadas.

Através deste kit, composto por um OKR Canvas e um Hipóteses Board, você poderá criar alinhamento, engajamento e autonomia entre times a partir da implementação de objetivos factíveis, determinados pelas equipes.

Resultados como aumento de receitas correntes, melhor engajamento e foco dos colaboradores e senso de equipe são vistos quando o OKR é aplicado com sucesso nas corporações.

Comece agora mesmo e faça o download do Kit de OKR gratuitamente.

Saiba mais

UX Canvas

UX Canvas é mais uma ferramenta de planejamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes.

Em projetos com foco em User Experience essa ferramenta ajuda a dar mais visibilidade para os stakeholders, prevendo aspectos mais desafiadores do projeto e uma priorização de features que podem entregar mais valor no menor tempo possível.

É um mapa visual pré-formatado, e eventualmente deve ser revisitado e atualizado conforme os ajustes ao longo do projeto.

Saiba mais

Paper Toy Abelhas Ágeis

Essas são nossas mascotes e cada abelha pode ter um papel diferente, seja Manager, Lider Técnico, Agile Master, Product Owner ou Agile Coach. É uma forma divertida de reforçar a importância dos papéis dentro da agilidade.

Saiba mais

Planning Poker

STIMATIVAS MAIS DIVERTIDAS E ASSERTIVAS.

Planning poker, ou em português “Poker do planejamento”, é uma técnica baseada no consenso para estimar. É um jogo e ao mesmo tempo um exercício.

Através dessa técnica, podemos estimar o esforço necessário para determinada quantidade de trabalho, tendo como base informações recolhidas do cliente, normalmente sendo através de histórias de usuário.

O planning poker foi definido e nomeado pela primeira vez por James Grenning, em 2002, e mais tarde popularizado por Mike Cohn, no livro Agile Estimating and Planning.

De maneira resumida, no planning poker cada membro da equipe recebe um conjunto de cartas, com os valores de uma determinada sequência.

Em seguida, a cada história de usuário analisada, todos os membros da equipe jogam uma carta com a face para baixo sobre a mesa. A carta conterá o valor numérico de pontos que o membro do time considera justo para que a história seja concluída.

Caso haja grandes diferenças entre as cartas jogadas, os membros que jogaram as cartas de maior e menor valor explicarão suas razões. Então, com base em suas explicações, as cartas são jogadas novamente até que um consenso seja encontrado e uma estimativa seja definida.

Saiba mais

Proposta de Valor

Proposta de valor é entendida como o conjunto de produtos e serviços que criam valor para um segmento específico de clientes. E pode-se acrescentar que o valor representa os benefícios entregues pela empresa.

Tudo a partir de uma relação direta na forma como os produtos e serviços foram oferecidos e empacotados para atender as necessidades dos clientes internos e externos.

Se interessou?

Baixe o template com as instruções e aplique essa técnica em seus produtos e serviços.

Saiba mais

Tags Kanban

O quadro Kanban é uma ferramenta fundamental para dar visibilidade ao projeto. Idealizado pela Toyota na década de 60, o método Kanban acabou se adaptando para os mais diversos tipos de processo e gerenciamento de tarefas.

A base do quadro Kanban é composta basicamente por colunas nomeadas como: “Backlog, To do, Doing e Done”. Mas cada time pode adaptar e criar novas colunas conforme a necessidade do seu processo/fluxo.
Faça o download das tags básicas e cole em seu quadro na parede.

Saiba mais

Design Thinking

Design Thinking se tornou extremamente importante para trazer soluções, não apenas entre designers, mas em todas as áreas de negócios. É uma facilitação que vem de encontro com tudo que as metodologias ágeis ensinam.

E para ajudar você a implementar um Workshop de Design Thinking na sua organização, a Liga Ágil disponibiliza um kit para download! Dependendo de como for organizado o seu workshop, o material pode ser impresso em A4 ou A3.

O kit contém:

Saiba mais

User Story

User Story é mais uma ferramenta ágil para ajudar você a ser cada vez mais assertivo nas tasks, entregando mais valor do que tarefas. Ela é estruturada em 3 pilares básicos:

  1. Quem
  2. O quê
  3. Por quê

Através dessa ferramenta é possível que o Product Owner possa compreender melhor a demanda, entenda quais os problemas a serem sanados com o projeto e qual a melhor forma de estruturá-lo.

Dessa forma, fica claro para que todos os envolvidos compreendam as necessidades do usuário de acordo com os três pilares citados anteriormente.
Faça o download do template e aproveite!

Saiba mais

Kudo Cards

Quem pode ser um líder? Quem pode gerenciar uma equipe? Acreditamos que a administração não é apenas responsabilidade do gerente. É o trabalho de todos! E esse é o conceito do Management 3.0 que está ligado diretamente ao Mindset Ágil, onde a liderança persegue o objetivo de transformar organizações em ótimos lugares para se trabalhar. Onde as pessoas estão engajadas, o trabalho é aprimorado e os clientes simplesmente ficam encantados.

E uma ferramenta importantíssima para que esse objetivo seja atingido é o Kudo Card. São cartões de elogios, reconhecimento e gratidão para os integrantes das equipes trocarem entre si.

Como usar:

Pegue o Kudo Card;
Escreva para quem irá o elogio;
Escreva sua mensagem;
Deposite na KudoBox;
Em uma data específica no mês abra a caixa e compartilhe os elogios e reconhecimentos.
Cada organização pode adequar as cerimônias e entregas de acordo com a cultura interna, mas premiar as pessoas que recebem e quem oferece um Kudo Card com chocolate é uma prática que vem dando resultados interessantes nas empresas que atuamos como consultoria.

Saiba mais

E-book Value Delivery Cycle

Um conteúdo colaborativo, escrito por Alex Salino e Tiago Scala, o e-Book Value Delivery Cycle te ajudará a construir uma organização digital de sucesso.

Neste material você conhecerá o Value Delivery Cycle, um framework que conecta todo potencial de ferramentas a competências disponíveis para atingir resultados.

Baixe e aproveite

Gostaria de receber mais de nossos conteúdos e materiais gratuitos?

Shopping Basket