A contribuição da diversidade para a agilidade

A diversidade está relacionada às dimensões que podem ser usadas para diferenciar grupos ou pessoas uns dos outros. Em outras palavras, etnia, raça, idade, geração, crenças, língua, sotaque, comportamento, sexo, religião, estilo de pensamento, estado civil, orientação sexual, identidade e expressão de gênero, formação cultural, nível de escolaridade, habilidades físicas e deficiências, valores, princípios etc.

Segundo a Agile Alliance o business agility é “a capacidade de uma organização de perceber as mudanças interna ou externamente e responder de acordo com o objetivo de agregar valor aos clientes”. Mas como aumentar essa percepção das mudanças? Há diversas formas de ver e perceber.
“Construa projetos em torno de indivíduos motivados. Dê a eles o ambiente e o suporte necessário e confie neles para fazer o trabalho.” 5º Princípio do Manifesto Ágil
 

Livres e motivados

Indivíduos motivados precisam sentir que suas diferenças podem ser expressas livremente dentro de um ambiente seguro, motivador e estimulante. Portanto, ao proporcionar a inclusão, todo o time poderá canalizar sua capacidade de realização para aumento de desempenho no contexto ágil. Da mesma forma isso permite:

  • criar soluções criativas de valor para o cliente sob vários pontos de vista;
  • empoderar os membros para auto-organização e autogerenciamento;
  • aumentar a capacidade de se adaptar rapidamente pelas diversas formas de pensar.

 

Quebrando Preconceitos em relação à Diversidade

Reconhecer e remover preconceitos na organização não é uma tarefa fácil, mas como a agilidade busca soluções adaptativas para problemas complexos, esse é mais um desafio a ser superado.

Por outro lado, promover a igualdade e a equidade de oportunidades dá condições para se experimentar, falhar, acertar e aprender, abrem as mentes para pensar e inovar.

A Liga Ágil conta o Centro de Competência (CoC), formado por especialistas em disciplinas da cultura digital. Assim, há agilistas: Product Owners, Scrum Masters, UX specialists, DevOps engineers e outros.

O objetivo do CoC é gerar colaboração mútua e desenvolvimento profissional, além de formar nosso time de elite capaz de habilitar nossos clientes em sua jornada de transformação.
 

beefor e as pessoas

Pessoas são a base de times e organizações. beefor é uma plataforma completa de gestão ágil que proporciona uma experiência única de protagonismo para as pessoas.

Com beefor é possível impulsionar as pessoas, equipes e organizações para irem muito mais além. Conforme a evolução do time ágil vai avançando, seja desde da formação até alcançar maturidade sustentável,  beefor usa a tecnologia para inspirar e empoderar as pessoas, tornando seu trabalho incrível 

Comece agora utilizando gratuitamente e evolua pessoas, times e organizações para novos resultados:
 

 

Conheça também: Criando times incríveis, Como construir um time ágil com propósito e Como os moving motivators podem ajudar o RH ágil.

—-

Referências:

01- Business Agility: https://www.agilealliance.org/glossary/business-agility/

02- 5º Princípio do Manifesto Ágil: http://agilemanifesto.org/iso/ptbr/principles.html

compartilhar instagram compartilhar linkedin compartilhar no facebook
teste

Reunimos uma seleção de materiais e conteúdos exclusivos, repletos de técnicas e práticas que vão acelerar resultados excepcionais para seus times e negócios. E a melhor parte? Todos são gratuitos! Faça o download agora mesmo e eleve o desempenho da sua empresa para o próximo nível com a Liga.