As 4 dimensões vitais de um Líder Ágil

Mais uma ferramenta para Líderes impulsionarem a transformação ágil. 

A liderança ágil é um dos principais fatores que contribuem para a transformação ágil. As habilidades necessárias para ser um&nbsplíder ágil de impacto podem ser difíceis de medir. Por isso, o radar Agile Leader dentro da plataforma AgilityHealth de medição e crescimento contínuo é bem interessante.

O poder do Líder

Seja um executivo, gerente intermediário ou líder de equipe, os líderes precisam entender seu poder de influenciar e moldar o futuro da sua organização. As 4 dimensões (18 Competências) medidas no Radar Agile Leaders faz parte do treinamento da Liga Agil – Agile for Leaders e do radar de medição para Agile Leaders.

  • Visão e Estratégia
  • Liderando a Execução
  • Entregando Valor
  • Comportamentos de Liderança

VISÃO E ESTRATÉGIA


Espera-se que os líderes ágeis sejam visionários e pensadores estratégicos. Enquanto eles deixam a execução tática para suas equipes, eles precisam ser capazes de pensar fora da caixa e articular sua visão e estratégia para as equipes. Ao comunicar a visão, o líder ágil descreve os resultados de negócios e as medidas para o sucesso, de modo que todos aqueles que trabalharão em direção a uma solução entenderão os resultados finais desejados. 

Criar e comunicar essa visão compartilhada permitirá que o grupo entenda claramente o que é esperado e tenha alguma flexibilidade na criação de uma solução e na articulação quando necessário para alcançar os resultados desejados.

EXECUÇÃO LÍDER


Um líder ágil executa sua liderança usando os princípios e a mentalidade ágil. O líder ágil reconhece os benefícios da diversidade de conjuntos de habilidades e colaboração que ocorrem em equipes multifuncionais. O líder ajuda a fornecer orientação e respostas para garantir que haja clara priorização e concordância de quando o trabalho é feito com critérios de aceitação claros. O líder também fornece um ambiente que promove foco e envolvimento transparente. 

VALOR ENTREGUE

Como um líder ágil, o valor fornecido é o de capacitar e inspirar uma equipe a entregar valor de acordo com as reais necessidades dos clientes. Ele busca formar novos líderes, seguindo a máxima : “Dê um peixe a um homem e você o alimentará por um dia. Ensine um homem a pescar e você o alimentará por toda a vida.”. O líder não faz a pesca, mas fornece orientação para ajudar a equipe a não só pescar, mas também descobrir novas abordagens inovadoras para capturar, entregar e preparar o peixe. 

Ao concentrar-se no cliente e na satisfação geral do cliente, removendo obstáculos, construindo equipes fortes e pessoas em desenvolvimento, o líder ágil garantirá que a organização como um todo esteja gerando valor. 

COMPORTAMENTOS DE LIDERANÇA

O líder ágil, por fim, exemplifica as fortes habilidades de liderança ao conduzir o time. Um líder forte e ágil modela a cultura que é promovida, permite autonomia, busca ativamente feedback e é adaptável às necessidades das pessoas e da organização. Um líder ágil fornece um ambiente que incentiva a transparência e permite a segurança psicológica das pessoas para falar sobre como elas realmente se sentem. O líder ágil ouve e pode ser contado para agir da maneira que proporciona confiança e respeito em toda a organização. 

 

compartilhar instagram compartilhar linkedin compartilhar no facebook
teste

Reunimos uma seleção de materiais e conteúdos exclusivos, repletos de técnicas e práticas que vão acelerar resultados excepcionais para seus times e negócios. E a melhor parte? Todos são gratuitos! Faça o download agora mesmo e eleve o desempenho da sua empresa para o próximo nível com a Liga.