Liga Ágil | Transformação Ágil

As 5 dimensões de Times Ágeis

A transformação ágil começa com equipes estáveis, autônomas, auto organizáveis e com pensamento ágil, ou seja, capaz de se adaptar ou mudar de direção rapidamente sempre que necessário para atender o negócio e o contexto em que se encontra, que entende profundamente seu cliente, capaz de aprender rápido com os erros e que entrega valor de forma contínua.

Como orientar o desenvolvimento de equipes assim?

Dividimos todas essas competências em 5 dimensões de agilidade:

  • Clareza
  • Cultura
  • Liderança
  • Fundamentos
  • Performance

Clareza

Uma equipe saudável tem clareza sobre sua visão e propósito, com medidas claramente definidas para o sucesso. A equipe compreende profundamente quem é seu cliente e como ele se comporta dentro da jornada e experiência da vida real. Eles entendem como seu trabalho se alinha aos objetivos estratégicos da empresa e estabelecem a propriedade coletiva para alcançar as metas atuais. 

Cultura

Uma equipe saudável tem uma cultura saudável, isso significa que eles trabalharam com colaboração real, respeito, confiança e felicidade. A inovação e criatividade são incentivadas e suportadas. Eles praticam uma comunicação aberta e honesta, trabalham de forma colaborativa, responsável e abordam conflitos de maneira saudável. 

Liderança

Uma equipe com forte liderança possui papeis bem definidos e compreende a responsabilidade e força de cada um deles: Facilitador (Team Leader/Agile Master/Scrum Master) Um facilitador de equipe eficaz garante que as práticas Ágeis/Lean orientem o dia a dia da equipe. Líder Técnico responsável por traduzir a visão de negócios em uma visão técnica e depois apoiar a execução técnica bem-sucedida dessa visão. O Product Owner é a pessoa responsável por maximizar o valor comercial fornecido pela equipe. Eles devem ser capazes de definir, comunicar e traduzir claramente a visão de negócios em um backlog de sucesso e definir metas de curto prazo. Gerente Em uma equipe saudável, os gerentes se concentram menos no gerenciamento de tarefas e mais no desenvolvimento de pessoas, na melhoria de processos e no alinhamento estratégico. Eles demonstram os traços dos líderes servidores e sabem quando fornecer orientação, quando ajudar e quando dar um passo atrás e capacitar a equipe. 

Fundação

Uma equipe não alcança alto desempenho sem ter uma base sólida para o sucesso. Essas áreas fundamentais são críticas e afetam diretamente o ritmo e a saúde da equipe. A estrutura da sua equipe (tamanho, habilidades, ambiente de trabalho físico ou virtual) tem um grande impacto no seu desempenho. A equipe mede sua maturidade e cria planos de ações e melhorias continuas que são reavaliados periodicamente rumo ao sucesso e

Performance

Uma equipe saudável acompanha, mede e comunica as principais métricas com alta visibilidade, demonstrando seu sucesso e destacando as áreas de crescimento. Discute de forma saudável e clara a confiança entre PO, partes interessadas e membros da equipe a fim de entender se estão indo na direção certa ou não. Analisar a variação entre os níveis de confiança abre uma conversa saudável para ajudar a equipe a inspecionar e adaptar-se. 



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