Liga Ágil | Transformação Ágil

Como fazer para que sua liderança remota seja melhor

Por: 13 de julho de 2021 3Min de leitura

Muitas organizações entregaram o notebook para os colaboradores e esses iniciaram seus trabalhos de forma remota. Denominou-se o home-office. Mas com o passar do tempo a transição que não foi realizada de maneira organizada trouxe à tona problemas já existentes e que apenas tornaram-se mais expostos.

Para sair de um estado para o outro é preciso realizar a transição e verificar os impactos. Entretanto, a cada dia que passa a velocidade da mudança tem sido tão acelerada, que muitos líderes acabam tornando permanente aquilo que era para ser transitório.

Imaginar que a mudança do trabalho foi igual para todos é negar a diversidade, uma vez que todos respondem de forma diferente quando estão sobre algum estímulo. Não foi somente a mudança de localização. Sair do escritório e ir trabalhar de forma remota, envolve diversos aspectos que se negligenciados irão impactar seu time de maneira negativa.

Liderança Remota para nova Realidade 

Atuar como líder nesse momento e trabalhar na transição das pessoas que compõem o time irá contribuir para que essa jornada seja transparente para todos. Qualquer improviso corresponde a novos riscos além daqueles que sua organização já possui diante do mercado.

A comunicação torna-se uma habilidade fundamental para o sucesso da liderança remota. Mas além dela, há outros aspectos que precisam ser considerados:

  • Definir método de trabalho;
  • Considerar a curva de aprendizado do time;
  • Estabelecer objetivos claros;
  • Procurar gerir não controlar as pessoas;
  • Diferenciar necessidade de comunicação por texto e vídeo conferência;
  • Estabelecer formas de mensurar o progresso sem ter que perguntar às pessoas;
  • Criar oportunidades de socialização remota.

A solução está à um clique

A organização é composta por pessoas e a soma do trabalho de todas irá compor o resultado geral. Qualquer descompasso irá impactar diretamente os resultados almejados.

A Liga Ágil oferece apoio estratégico para realizar a condução da mudança organizacional, treinamentos in company e alocação de profissionais especializados para habilitar pessoas para transformar culturas corporativas.

Estabeleça a cultura de entrega de valor real na sua organização. Clique aqui e vamos começar essa transformação.