Como o Agile Assessment pode direcionar seu negócio?

Assessment em inglês, significa: avaliação. Ou seja, o Agile Assessment trata-se de uma avaliação para obter diagnóstico do nível de maturidade para auxiliar no direcionamento da Transformação Ágil. Realizada por coleta e análise de dados a partir de critérios previamente definidos, visa identificar roadmap de soluções para promover o progresso. 

Dessa forma, o Agile Assessment é uma poderosa ferramenta que vai muito além de um questionário de perguntas e respostas. Quando aplicado corretamente, por critérios e referências práticas de mercado, aliada à visão estratégica corporativa, o resultado irá promover a melhora da maturidade ágil. 

 

O que é fazer um Agile Assessment? 

Fazer um Agile Assessment é reconhecer que existem formas de evoluir que não estão sendo percebidas por todos da empresa. Muitas das vezes, por mais que as pessoas estejam empenhadas em buscar melhoria contínua, há certos aspectos que passam despercebidos. Sendo assim, isso faz com que se criem verdadeiros pontos cegos que impedem de alcançar novos patamares de resultados e desempenho. 

Portanto, para atingir um estado mais maduro de agilidade, consequentemente conseguir entregar valor na percepção tanto para o cliente quanto os stakeholders com frequência, e de forma simultânea, precisa se adaptar às estratégias de negócios e conhecer esses pontos cegos. 

Por isso, antes de iniciar o processo de avaliação torna-se fundamental alguns cuidados: 

  1. Não responder do modo “como deveria ser”, sobre ou subestimando as condições atuais. “Seja” Nelson Rodrigues: “A vida como ela é…”; 
  2. Julgar que precisa de mais complexidade — O Manifesto Ágil nos seus princípios indica: “Simplicidade a arte de maximizar a quantidade de trabalho não realizado é essencial.” Não complique, o simples pode atender aquilo que precisa ser feito. 
  3. Esquecer de considerar aspectos — possuir visão plena e conseguir conectar aquilo que está sendo avaliado com a realidade da organização. 
  4. Esconder propositalmente informações — “se assinalar a realidade a liderança não gostará”. Na dúvida, repetimos: “Seja” Nelson Rodrigues: “A vida como ela é…” e retratar a situação atual, isto é: que realmente é e também como está. 
  5. Considerar grau de conhecimento e envolvimento nas práticas de quem responderá. 
  6. Ter em foco que o estímulo é buscar a evolução contínua de si mesmo, não em comparação com outro. 

 

Por que fazer Agile Assessment? 

São diversos os motivos para fazer o Agile Assessment, entretanto, destacamos a necessidade de entregar valor continuamente aos seus clientes na velocidade das mudanças com a volatilidade do mercado, pois representa grande desafio para as organizações. 

As principais vantagens de fazer o Agile Assessment são: 

  1. Identificação do nível de adoção do ágil em diversas dimensões; 
  2. Promover ações adaptativas para almejar busca da excelência; 
  3. Compreender como, e a qual velocidade a organização consegue absorver e engajar no mindset ágil;
  4. Checar se o que foi planejado está sendo praticado e adotado com consistência;
  5. Implantar cultura de melhoria contínua da agilidade orientada a dados
  6. Ter a oportunidade de medir a percepção com a prática. 

Além disso, a avaliação usa-se como ferramenta para promover o gerenciamento da mudança do estado atual para o desejado. Pois, através dela consegue identificar as lacunas existentes em cada uma das dimensões analisadas. 

 

Como se faz o Agile Assessment? 

O primeiro passo para se realizar o Agile Assessment é escolher em qual contexto será aplicado. Pois, o resultado da avaliação de maturidade ágil colabora para obter entendimento não só do nível, mas também de quais ações são necessárias realizar. 

O Agile Assessment aplica-se nos seguintes contextos: 

  1. Individual; 
  2. Times; 
  3. Corporativo. 

 

Quem pode aplicar Assessment? 

O Agile Assessment pode ser aplicado por quem realmente tenha experiência em relação à essência da agilidade. Ou seja, está além do domínio desse método ou daquele framework de agilidade. Dessa forma, quem for aplicar precisa reunir a experiência capaz de alinhar os objetivos do negócio ao seu produto/serviço com o contexto a ser realizado para proporcionar resultados acionáveis aderentes à cultura da empresa. 

Se este facilitador não orientar inicialmente os participantes do Agile Assessment, algumas armadilhas podem inutilizar este momento sublime de autoavaliação. Situações como a autocomiseração, o boicote ou a transferência de responsabilidade a quem nada tem a ver com o contexto de análise podem impactar no resultado. Por isso a importância de ser aplicado por profissionais que consigam mitigar esses interferentes, de forma extrair o máximo de resultado para realmente promover o crescimento almejado. 

A Liga Ágil dispõe de profissionais atualizados, com conhecimento de diversos segmentos e estratégias de transformação ágil, preparados com as competências necessárias para habilitar os profissionais da sua empresa a maximizar o resultado do Agile Assessment. Compreendemos que não basta realizá-lo e entregar aos responsáveis, mas empoderar desde a liderança ao time para juntos alcançarem novos patamares. 

Entre em contato e vamos alcançar novos patamares de maturidade ágil. Clique aqui 

compartilhar instagram compartilhar linkedin compartilhar no facebook
teste

Reunimos uma seleção de materiais e conteúdos exclusivos, repletos de técnicas e práticas que vão acelerar resultados excepcionais para seus times e negócios. E a melhor parte? Todos são gratuitos! Faça o download agora mesmo e eleve o desempenho da sua empresa para o próximo nível com a Liga.