O papel da Comunidade de Prática dentro das empresas
Por: fevereiro 27, 2020 6Min de leitura
Muitos times têm aderido a ideia de criar e incentivar a Comunidade de Prática dentro das corporações. Mas, você sabe como elas funcionam e os benefícios que ela proporciona em um ambiente corporativo? Nós contaremos a seguir.
Se você atua em uma empresa que possui além da agilidade em seu dna, a inovação, já deve ter ouvido falar o termo Comunidade de Prática – ou CoP.
Essa sigla, vinda do inglês, significa Community of Practice. Diferente de outros tipos de grupos de aprendizado, esse modelo possui desafios que colocam o conhecimento compartilhado em prática.
Esclarecendo de uma forma que você possa entender melhor como ela funciona, vamos explicar passo a passo para que você inicie essa prática da forma certa.
Primeiramente, o que é uma Comunidade de Prática?
As Comunidades de Prática são caracterizadas por grupos que se unem com um objetivo comum em aprender, compreender e atestar a efetividade de novos assuntos por meio da prática.
Durante o desenvolvimento de uma CoP (Community of Practice) é preciso que todos os integrantes tenham o mesmo objetivo: desenvolver novas habilidades, aprender novos assuntos e identificar alternativas a problemas.
É uma abordagem que faz parte de uma estratégia para escalar a agilidade, a exemplo, podemos ver a CoP dentro do framework do SAFe 5.0, como ilustrado abaixo:
Qual a diferença entre uma CoP e uma comunidade de aprendizado tradicional?
A principal diferença entre uma Comunidade de Prática de outro tipo de aprendizado é que os integrantes se dedicam em atividades e discussões e juntos se permitem a aprender uns com os outros, concentrados em um projeto de aplicabilidade do tema escolhido, atestando a efetividade dos conceitos identificados.
Outra característica desse modelo é que não importa o nível de senioridade entre os integrantes.
O principal objetivo do time é, acima de tudo, a interação entre os membros e que esses aprendam sobre o assunto discutido.
E qual o Workflow de uma Comunidade de Prática?
Durante o amadurecimento de uma Comunidade de Prática, os membros têm a missão inicial de desenvolver um repertório minimamente capaz de compartilhar entre si.
Essa etapa do processo pode, inclusive, levar um tempo para ser concluída pelo time.
Ou seja, os membros da equipe se unem, dividem o conteúdo com todos do grupo.
Depois disso, buscam um problema a ser resolvido através do conhecimento adquirido e da área que a CoP está se desenvolvendo.
Como uma Comunidade de Prática funciona em uma empresa adepta as Metodologias Ágeis?
Para explicar como uma CoP funciona, especificamente em uma empresa que já possui uma maturidade ágil, falaremos como essa prática tem se desenvolvido dentro dos times da Cadmus Soluções em TI.
Acima de tudo, uma forma de tornar o projeto mais aderente foi, por exemplo, acolher integrantes de diferentes níveis de conhecimento, mas que possuíssem disponibilidade.
Dessa forma, as ocupações foram divididas em três níveis:
Owner
Nessa categoria, a pessoa se torna responsável pela CoP.
Em outras palavras, é ela quem conduzirá os encontros e será responsável pelos conteúdos ministrados no decorrer dos estudos.
Member
Os integrantes que escolheram participar nessa ocupação atuaram diretamente na entrega do projeto.
Portanto, os participantes se comprometem a estudar para encontrar soluções dos desafios propostos neste grupo.
Além disso, para que os esforços se concentrem em resultados, os membros só podem participar ativamente de uma CoP.
Follower
Como follower de uma Comunidade de Prática, o participante poderá participar as interações.
Dessa forma, o seguidor não precisará se comprometer com as entregas.
Nesse modelo, os membros podem, por exemplo, seguir até duas comunidades.
E como começar uma Comunidade de Prática?
O ideal para começar a implementação de uma CoP – Community of Practice é estruturá-la através das seguintes etapas:
Imersão
Identificando a audiência, o propósito, os objetivos e a visão.
Design
Definindo as atividades, a tecnologia, o grupo de processos e os papéis que suportarão os objetivos da CoP.
Prototipagem
Conduz a comunidade com um grupo inicial para obter conhecimento, testando premissas, refinando a estratégia e estabelecendo os resultados.
Lançamento
Promover o projeto para as audiências com o objetivo de captar interessados em participar e entregar os resultados planejados.
Melhoria
Inicia-se o compartilhamento dos aprendizados e resultados das equipes em prol da meta estabelecida no início da Comunidade de Prática.
Ao final, o conhecimento adquirido é cultivado e os produtos obtidos são utilizados para definir novas estratégias para o futuro.