Cultura ágil: o sucesso através dos valores

A cultura ágil é um conceito cada vez mais presente nas empresas e equipes. Desenvolvida a partir do Manifesto Ágil, ela busca aumentar a flexibilidade, agilidade e eficiência nas organizações. Pois nele, estão descritos os princípios fundamentais para construir uma cultura ágil, e os quatro valores que são indivíduos e interações, software funcionando, colaboração com o cliente e resposta a mudanças. 

Mas como aplicar esses valores na prática? O primeiro valor, “indivíduos e interações”, ensina a valorizar as pessoas e as interações entre elas, ao invés de seguir processos e ferramentas rígidas. Isso inclui trabalhar em equipe, manter uma comunicação aberta e colaborar com as pessoas para entregar valor ao cliente. 

Cultura Ágil Sustentável: 05 pilares para construção 

O segundo valor, “software funcionando”, descreve a importância de entregar o software funcionando e não se preocupar tanto com documentação e processos. Isso significa testar e implementar software rapidamente e evoluir agregando valor continuamente. 

O terceiro valor, “colaboração com o cliente”, incentiva a incluir o cliente no processo de desenvolvimento do produto e não apenas entregá-lo pronto. Isso indica manter uma comunicação aberta e constante com o cliente para garantir que estamos atendendo às suas necessidades. 

O quarto valor, “resposta à mudanças”, nos ensina a ser flexíveis e adaptáveis, estando abertos a mudanças e novas ideias. Isso significa ser capaz de responder às mudanças rapidamente e não se preocupar com planos a longo prazo.  

Cultura Ágil tem limites? 

A agilidade precisa estar presente muito além das paredes da tecnologia, e entregar valor para satisfazer as necessidades dos clientes e encantá-lo. A colaboração com o cliente é algo que deve estar presente na cultura diária. Além disso, ser capaz de responder às mudanças, pois no mercado tudo vem acontecendo rapidamente e não há como ficar preso ao que está acontecendo hoje e supor que vai dar certo continuamente. 

A cultura organizacional está relacionada com a mudança de pensamento e como se relaciona com o futuro. Assim, compartilhar desafios, necessidades e o que funcionou melhor. Dessa forma, através da cultura ágil surge a coragem, confiança e autonomia como elementos fundamentais para qualquer transformação. 

Assim,  ter coragem para dar autonomia e confiança para recebê-la, caso contrário, fica muito mais difícil alcançar a transformação ágil desejada. 

Outra característica importante da cultura ágil é a criação de um ambiente seguro para testar e aprender com nossos erros. Com isso, torna-se possível ter coragem para propor novas ideias e dar autonomia para lidar com elas, além de confiança para receber essa autonomia. 

A contribuição da diversidade para a agilidade 

Como a cultura ágil incentiva a diversidade e inclusão 

Pinky Glove foi criado como uma luva para o descarte discreto de absorventes menstruais, mas foi criticado por ser considerado desnecessário e sem o envolvimento de mulheres e feedback delas. A falta de cultura ágil, que valoriza a colaboração, comunicação transparente, diversidade e inclusão, levou ao fracasso do produto. Esse caso ilustra a importância da diversidade no desenvolvimento de produtos e a necessidade de incluir a opinião das mulheres como usuárias do produto. 

Portanto, a cultura ágil incentiva a diversidade e inclusão, valorizando a colaboração entre pessoas de diferentes áreas, idades e gêneros, garantindo que todas as perspectivas sejam levadas em consideração durante o processo de desenvolvimento. Onde através da colaboração constrói-se o sucesso de um projeto com comunicação transparente e a abertura para mudanças permitindo que problemas sejam identificados e solucionados rapidamente. 

Por outro lado, uma das maiores dificuldades na implementação da diversidade e inclusão é a comunicação. Muitas vezes, impõe-se a mudança de forma inadequada, o que pode causar resistência. A comunicação precisa ser clara e as pessoas precisam ser envolvidas no processo de mudança para entenderem o propósito e verem como se beneficiam com isso. De fato, através da comunicação eficaz torna-se crucial garantir que todos entendam o objetivo da mudança e estejam dispostos a trabalhar para alcançá-la. 

Sem dúvida, dentro desse cenário entra em cena o papel da gestão de mudanças, para alcançar resultados rápidos e trabalhar de maneira colaborativa. Mas para alcançar isso, torna-se importante renunciar à estrutura tradicional e trabalhar como uma equipe. Em outras palavras, dar autonomia para as pessoas e permitir que participem das decisões. Uma boa escolha para isso é adotar a comunicação não violenta. Método criado pelo psicólogo Marshall Rosenberg, divide-se em quatro passos: observar a situação, trazer dados e fatos, expressar sentimentos e necessidades e fazer um pedido claro. 

Cultura Organizacional Ágil para todos 

A gestão compartilhada, a comunicação não violenta, diversidade juntamente com os princípios e valores ágeis são fundamentais para a cultura ágil, pois promovem uma em coesa, colaborativa e inclusiva. A gestão compartilhada permite que todos os membros da equipe tenham a oportunidade de contribuir com suas idéias e opiniões, o que leva a decisões mais bem fundamentadas e aumenta a motivação dos colaboradores. A comunicação não violenta promove a resolução de conflitos de forma saudável e eficaz, melhorando a dinâmica do grupo e a confiança entre os membros. A diversidade traz diferentes perspectivas e habilidades para a equipe, o que aumenta a criatividade e a capacidade de resolver problemas. 

Os negócios de hoje exigem uma mudança de paradigma das abordagens tradicionais. Se você deseja se destacar, é fundamental possuir profissionais aptos a maximizar o valor do seu negócio. 

A jornada Enterprise Business Agility + VDC da Liga Ágil é a solução para essa necessidade. Ela explora a mentalidade, as abordagens e as habilidades exigidas no mundo dinâmico e em rápida evolução de hoje.  

Um mundo onde a mudança tornou-se constante, a interrupção é esperada e o trabalho em equipe é uma vantagem competitiva, faz-se necessário cada vez mais consolidar a cultura ágil na empresa. 

Com essa jornada, você e sua equipe poderão desenvolver as habilidades necessárias para se adaptar às mudanças e maximizar o valor do seu negócio. Isso ajudará destacar seus produtos ou serviços no mercado e alcançar seus objetivos. 

Não perca mais tempo e comece a jornada Enterprise Business Agility + VDC da Liga Ágil agora. 

Entre em contato e prepare-se para maximizar o valor do seu negócio. Faça sua escolha agora! 

Além disso aprenda mais sobre o tema com o vídeo: Palestra ALM7 – Elaine Valverde – Cultura Ágil 

 

compartilhar instagram compartilhar linkedin compartilhar no facebook
teste

Reunimos uma seleção de materiais e conteúdos exclusivos, repletos de técnicas e práticas que vão acelerar resultados excepcionais para seus times e negócios. E a melhor parte? Todos são gratuitos! Faça o download agora mesmo e eleve o desempenho da sua empresa para o próximo nível com a Liga.