Delegation Board – Rumo ao time autogerenciável

As organizações precisam que suas engrenagens sejam mantidas por equipes livres, com pessoas que não dependam de comando para executar suas funções. Para isso, a liderança precisa promover a autonomia, deixando claro quem é responsável, porquê e seu nível de atuação. Delegar é atribuir autoridade para que alguém realize determinada(s) atividade(s). Sendo uma forma de distribuição da confiança para os resultados que virão dos esforços de outras pessoas.

Sabendo Delegar

Delegar é emponderar a equipe de uma maneira não binária: “eu executo” ou “você executa”. É uma relação de confiança e maturidade entre os envolvidos que irá depender do contexto, pois há níveis que possibilitam classificar o acordo com cada pessoa e sua determinada função.

Conte com profissionais proficientes em agilidade com as competências necessárias para atuar no processo de Gestão de Mudanças e demais frentes para alavancar a agilidade da sua organização, conheça mais sobre a Liga Ágil.

Os 07 Níveis de delegação baseados no Management 3.0:

A distribuição de controle e a delegação da autoridade é feita da seguinte maneira:

  • Dizer: eu direi a eles;
  • Vender: vou tentar vender para eles;
  • Consultar: vou consultar e então decidirei;
  • Concordar: vamos concordar juntos;
  • Aconselhar: vou aconselhar, porém eles irão decidir;
  • Perguntar: vou perguntar depois para que eles possam decidir;
  • Delegar: vou delegar totalmente.

Cada nível de delegação demonstra até onde o time pode ir, podendo decidir por exemplo: sobre férias, seleção de novos colaboradores, horário de trabalho, melhorias etc. Basta fazer a classificação e realizar o acordo entre o time e a liderança. Como não há dualidade, o melhor resultado será o equilíbrio.

Cabe ressaltar que quanto menor for o nível de delegação, mais centralizado e hierarquizado estão as decisões.

Por outro lado, à medida que aumenta a responsabilidade, mais autonomia terá o time.

Delegation Board

É a ferramenta do Management 3.0 na qual a equipe demonstra as responsabilidades e níveis de autoridade de cada integrante. Essa funcionalidade está disponível no beefor para promover o empoderamento do time e mesmo que inicialmente tenha muitas ocorrências nos primeiros níveis, terá o que precisa para suportar às equipes e lideranças para construírem a maturidade rumo a equipe autogerenciável.

Só o beefor vai além da agilidade, cuidando das pessoas e guiando equipes no melhor modelo de trabalho.

 

 

Conheça também: Como criar times incríveis, RH Ágil: integrar para engajar e motivar e Como os Moving Motivators podem ajudar o RH Ágil.

compartilhar instagram compartilhar linkedin compartilhar no facebook
teste

Reunimos uma seleção de materiais e conteúdos exclusivos, repletos de técnicas e práticas que vão acelerar resultados excepcionais para seus times e negócios. E a melhor parte? Todos são gratuitos! Faça o download agora mesmo e eleve o desempenho da sua empresa para o próximo nível com a Liga.