Enterprise Agile Assessment: raio-x da agilidade organizacional

Enterprise Agile Assessment: raio-x da agilidade organizacional

O Enterprise Agile Assessment representa o verdadeiro raio-x sobre como está a agilidade na organização. Como as empresas têm buscado realizar a Transformação Digital, a relevância da Transformação Ágil também tornou-se um diferencial competitivo. Vale ressaltar não haver um nível de maturidade a ser conquistado, pois a melhoria torna-se constante. Dessa forma, para conseguir manter aprimorando de maneira contínua o modelo de negócio, gerandovalor na percepção dos consumidores, tanto em relação às marcas quanto aos produtos e serviços, periodicamente é necessário analisarnível de maturidade ágil. 

Segundo a perspectiva organizacional, para a tomada de qualquer decisão estratégica, torna-se necessário apresentar a justificativa da necessidade como tambémqual será o retorno referente ao investimento, ou seja, o ROI – return on investment, na sigla em inglês. Como resultado de todo investimento, o que não difere com os projetos de Transformação Ágil, a expectativa é que haja o retorno de tudo que foi empregado.  

Consequentemente, conforme Enterprise Agile Assessment realizado, a organização poderá realizar os cálculos necessários a partir de cada ação de melhoria identificada e assim mensurar da maneira correta, o valor do retorno referente ao investimento para tomar a melhor decisão.

 

 

Quais empresas precisam realizar o Enterprise Agile Assessment?  

O Enterprise Agile Assessment pode ser realizado a qualquer momento da organização. No entanto, há cenários que podem oferecer melhor retorno financeiro e também melhorar a capacidade de adaptação às mudanças no ambiente de negócios. Por exemplo: 

  1. Início da Transformação Ágil – reconhecer o nível de maturidade da empresa; 
  2. Intenção de escalar a agilidade organizacional – promover a agilidade em toda organização; 
  3. Saber os times que incorporaram os valores ágeis – reconhecer como pessoas/time/organização que incorporaram os valores ágeis; 
  4. Funcionamento da Agilidade Organizacional – identificar como está funcionamento da governança ágil; 
  5. Estagnação das práticas ágeis – crescimento da aplicação ágil pessoas/time/organização; 
  6. Resultados medianos – buscar formas de reduzir desperdícios; 
  7. Miopia corporativa – melhorar sua estratégia de adaptação às mudanças no ambiente de negócios; 
  8. Ações imediatistas desalinhadas às estratégias – alinhar estratégia, geração de valor com a necessidade do cliente para obter resultado; 
  9. Aspectos culturais que impedem a agilidade – destravar e resolver problemas culturais complexos; 
  10. Perda de Market Share – identificar e gerenciar com eficiência os riscos de mercado; 
  11. Ciclo de vida do produto/serviço – alinhar percepção de valor do produto/serviço com expectativa de encantamento dos clientes; 

Assim, independente do contexto empresarial, avaliar e melhorar continuamente a maturidade ágil da organização permite estar preparada para as incertezas do mercado, tornando-a focada em entregar valor consistentemente. 

 

O que o Enterprise Agile Assessment avalia? 

Primordialmente o Enterprise Agile Assessment permitirá o mapeamento de alternativas que possibilitam a evolução de toda organização. Dessa forma, com base no que foi mapeado, iniciam-se ações para identificar e mensurar os benefícios para o negócio. 

Logo, isso faz com que seja um diferencial para quem for aplicar a análise de nível organizacional. Pois, demonstra o quanto é estratégico a experiência do profissional que conseguir identificar e alinhar os objetivos do negócio ao seu produto/serviço. Logicamente, respeitando  o contexto para proporcionar resultados acionáveis e aderentes à cultura da empresa em relação à agilidade. 

Contudo, cabe ressaltar que o resultado do que for avaliado em relação ao nível de maturidade é algo específico da empresa. Ou seja, relacionado unicamente para compreender melhor suas práticas. Em hipótese alguma serve de parâmetro comparativo entre empresas. Pois, o que funciona para uma, pode não funcionar para outra. Então, o Enterprise Agile Assessment não pode ser utilizado como um instrumento de comparação entre empresas.  

 

Há 03 categorias de Enterprise Agile Assessment que pode ser realizado, conforme o contexto da organizacional:  

  1. Enterprise Business Agility Strategy Model (EBA) e  Value Delivery Cycle (VDC); 
  2. Kanban Maturity Model(KMM) – melhorar incrementalmente o alinhamento estratégico das práticas, valores culturais e resultado econômico através das práticas de Kanban;  
  3. Agile Launch –  análise de nível de maturidade para avaliar os princípios e práticas ágeis.  

 

 

Qual será o resultado? 

Os principais resultados das ações vão impactar:  

  • Estratégias para satisfação da percepção de valor do cliente; 
  • Alinhamento da Governança Ágil entre departamentos conforme fluxo de valor; 
  • Sustentabilidade da geração de valor para o negócio; 
  • Cultura Organizacional Ágil; 
  • Adaptabilidade da linha de negócios, produto ou serviço; 
  • Time to Market e formas de chegar mais rápido aos clientes; 
  • Princípios e valores ligados à mentalidade de crescimento ágil; 
  • Liderança Ágil capaz de engajar e motivar com foco em resultado;  
  • Incremento de qualidade através feedback de ciclos de aprendizagem.

A partir da verificação de evidências transparentes desses pilares, torna-se possível desenvolver um plano de crescimento. Nesse sentido, faz com que a mentalidade e comportamentos organizacionais possam alcançar mais maturidade em relação aos valores e princípios ágeis. Ao final, priorize os itens de ação com base em critérios coerentes com as expectativas de geração de valor. 

A Liga Ágil dispõe de profissionais atualizados, com conhecimento de diversos segmentos e estratégias de Transformação Ágil. A soma dessas competências e habilidades resulta em importante diferencial para maximizar o resultado do Agile Assessment.  

O Enterprise Agile Assessment é Customizado para atender às necessidades de cada negócio. O resultado irá implementar emações para aumentar a maturidade e habilitar todos os participantes a aprender, colaborar, inovar e transformar suas organizações para o futuro.  

Entre em contato e vamos alcançar novos patamares de maturidade ágil. Clique aqui 

compartilhar instagram compartilhar linkedin compartilhar no facebook
teste

Reunimos uma seleção de materiais e conteúdos exclusivos, repletos de técnicas e práticas que vão acelerar resultados excepcionais para seus times e negócios. E a melhor parte? Todos são gratuitos! Faça o download agora mesmo e eleve o desempenho da sua empresa para o próximo nível com a Liga.