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Gestão de pessoas: o que era tendência agora é realidade

Por: 16 de junho de 2021 3Min de leitura

Tic tac, tic tac…Se a sua organização segue a contagem do tempo normal vai um aviso: já está atrasada. Nos últimos anos grande parte do que era tendência tornou-se realidade em apenas poucos meses. Desde o microempresário individual até grandes empresas, temas como a transformação digital, diversidade, inclusão, encontro de gerações e outros   tornaram-se fato do dia a dia.

Um novo ritmo foi imposto e com ele a exposição da fragilidade dos sistemas. A instabilidade provocou ansiedade; a ideia de linha do tempo e continuidade tornou-se não linear, que resultou em um cenário incompreensível do mundo. Organizações movem-se para a adaptação com agilidade e redução dos impactos dessas mudanças. No centro disso tudo, o fator humano surge com novos desafios para a gestão de pessoas.

O novo bate à sua porta

A balança das profissões pesa para um lado, enquanto outras simplesmente perdem seu valor. O que era tendência até então, tornou-se necessidade iminente de ações para que novas competências e habilidades pudessem sustentar esse momento de transição e fazer com que as pessoas pudessem atuar e se manter profissionalmente ativas nas organizações.

O futuro do trabalho foi acelerado e como consequência a gestão de pessoas precisa desenvolver mecanismos para responder a esses novos desafios:

 

  • Liderança remota – com o trabalho remoto, o integrante da equipe pode estar em qualquer lugar no planeta e sustentar a produtividade de time distribuídos;
  • Força de trabalho digital – inovações, inteligência artificial, automação, robôs e aprendizado de máquinas, requerem habilidades digitais para combinar pessoas e tecnologia com foco em resultados;
  • Redes sociais colaborativas – enfraquece os “silos departamentais” e fortalece as iniciativas de colaboração para atingir um objetivo comum;
  • Escritório híbrido – sendo na empresa ou em casa, considerar restrições quanto a natureza do trabalho até a situação domiciliar de cada um;
  • Feedback focado no futuro – criar experiências de aprendizagem personalizadas, sob demanda, multiformato, para promoção do desenvolvimento contínuo e projeção do desempenho futuro;
  • Cultura inclusiva – promover a experiência do colaborador e suas habilidades socioemocionais, dentro de um ambiente de trabalho seguro, inclusivo e diverso.

Os métodos ágeis contribuíram para superar os problemas complexos. Descobrir novas formas de gerir pessoas é o caminho para responder aos desafios atuais e assim conquistar as oportunidades futuras.

Liga Ágil está preparada para ajudar sua organização a ultrapassar esse mar de incertezas e construir resultados sustentáveis nessa nova perspectiva do mercado. Inicie a transformação da sua organização aqui.