Por: 3 de fevereiro de 2023 7Min de leitura
Se você faz a gestão estratégica de produtos através do trabalho remoto está diante de um desafio. Por isso, quanto mais entender e aprofundar nessas questões, irá cooperar para compreender os impactos e traçar ações e transformar dificuldade em oportunidades.
A gestão estratégica de produtos é uma área fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Pois, envolve a integração e gestão de toda a cadeia de valor. Ou seja, o reconhecimento da percepção de valor do consumidor, buscar por fornecedores, e o desenvolvimento do produto e também a jornada/experiência do cliente. No entanto, gerir tudo isso pode ser difícil e, muitas vezes, provocando conflitos entre diferentes áreas do negócio.
Um dos principais desafios da gestão de produtos em equipes remotas é a falta de clareza na divisão de tarefas. Com times multi-funcionais, torna-se difícil ter uma visão única sobre o produto, pois cada membro tem um background diferente. Além disso, a falta de contato presencial pode dificultar a comunicação e a colaboração entre os membros do time.
Para superar esses desafios, as equipes remotas precisam de mecanismos que possibilitem mudar essa situação. Isso inclui a definição de metas claras, alinhadas e também um processo de comunicação eficaz. Do mesmo modo, não se pode esquecer de investir em ferramentas e tecnologias que possibilitem a colaboração e a integração dos membros do time, mesmo à distância.
As empresas enfrentam constantes mudanças e precisam estar sempre atualizadas com as novidades tecnológicas para se manterem competitivas. Assim, para adaptar-se a esse novo cenário, os processos, produtos e serviços, como também a comunicação e relacionamento com clientes vem buscado a realização de uma verdadeira transformação digital.
Transformação Digital: Descubra como e por que aplicá-la!
Além disso, o grande objetivo por trás é conseguir adaptar-se ao mercado e encontrar maneiras de obter informações valiosas que possam gerar diferencial competitivo através da percepção do cliente.
Por exemplo, a Indústria 5.0, também conhecida Indústria Inteligente, refere-se a abordagem que combina tecnologias avançadas, como inteligência artificial, internet das coisas e automação. Portanto, isso faz com que aumente a eficiência, flexibilidade e até mesmo a personalização na produção. Assim sendo, proporciona impacto significativo na gestão estratégica de produtos orientada ao cliente, pois permite que as empresas:
Organização digital de sucesso: como construir?
A gestão estratégica do produto contém um conjunto de ações estratégicas, táticas e operacionais que visam fornecer produtos que atendam e encantem as necessidades dos clientes. Só para exemplificar algumas ações:
Primeiro – Ações Estratégicas:
Segundo – Ações Táticas:
Terceiro – Ações Operacionais:
Cabe ressaltar que essas ações são exemplos e podem variar de acordo com o produto. Além disso, os indicadores citados são exemplos, podendo a empresa escolher os indicadores que melhor refletem os resultados de suas ações.
Está procurando maneiras de aumentar as habilidades de gerenciamento de produtos da sua equipe?
Entre em contato com a Liga Ágil e conheça a solução ideal para sua empresa. Conte também com treinamentos personalizados para o gerenciamento ágil de produtos, como o papel do dono do Produto, melhores práticas de Delivery, Roadmap e Releases, e critérios de aceitação etc.
A gestão estratégica de produtos envolve negócios, UX e tecnologia e identifica novas oportunidades de negócios.
Com o programa da Liga Ágil, os participantes terão acesso às habilidades necessárias para serem bem-sucedidos diante dos cenários competitivos.
Assim, ao final deste treinamento, estarão aptos a entender melhor seus clientes, tornar processos de produto enxutos e identificar novas oportunidades de negócio. Não perca mais tempo, nivele as habilidades de gerenciamento de produtos da sua equipe agora!
Entre em contato conosco e vamos traçar novos e audaciosos planos para Educação Corporativa da sua empresa.