Iteração e Interação: você sabe a diferença? – Liga Ágil

Iteração e Interação: você sabe a diferença?

Por: 7 de fevereiro de 2020 3Min de leitura

Apesar de parecidos, os termos iteração e interação são bem diferentes na prática. Quer saber o porquê? Nós te contaremos a seguir, confira.

Mesmo sendo comum no segmento de tecnologia, os termos iteração e interação ainda são confundidos. Por isso resolvemos desmistificar cada um deles e te ajudar a usá-los corretamente no seu dia a dia.

O que é Iteração?

Segundo os dicionários, iteração se define por um processo que se repete diversas vezes para se chegar a um resultado e a cada vez gera um resultado parcial que será usado na vez seguinte.

Na prática, quando uma ação é realizada, a sua repetição pode haver duas e até mais iterações, como a soma de algarismos onde 1+1 é 2, e cada processo de soma é considerado uma iteração.

O que é Interação?

Diferente do tópico anterior onde é preciso realizar uma ação, na interação é a ação realizada pelo usuário com determinada situação ou produto.
Ou seja, para que exista o processo de interação é preciso que o usuário execute uma ação e não que essa ação seja repetida.

A iteração na tecnologia

Agora que já sabemos que um processo iterativo é contínuo, com diversas tentativas a fim de encontrar melhorias, como podemos definir esse termo na tecnologia?

Nesse caso, podemos chamar de desenvolvimento iterativo.

Durante esse processo, um time atua de forma iterativa, identificando melhorias, onde através de cada iteração correções e ajustes necessários são feitos.   

Além disso, existe também o desenvolvimento incremental, onde o produto é desenvolvido e entregue por etapas. Cada etapa caracteriza um conjunto de funcionalidades.  

Em um ambiente ágil, o iterativo e o incremental caminham juntos, já que o processo inclui melhorias contínuas e todas as etapas são entregues segmentadas e adicionadas ao projeto como um todo. 

Tão importante quanto saber as nomenclaturas na teoria, é preciso conhecer de verdade as práticas ágeis. Fique de olho em nosso catálogo de treinamentos para não perder as próximas turmas, ou se preferir, solicite um treinamento in company e traga a Liga Ágil para o seu ambiente de trabalho.