Por: 15 de agosto de 2019 3Min de leitura
O principal objetivo do Enterprise Business Agility Model é dar aos executivos, gestores e líderes uma visão única de todos os aspectos envolvidos em uma transformação ágil real, em âmbito organizacional, focado em times ou individual.
A vantagem deste modelo é que não se trata de um framework. Por isso, cada organização pode avaliar cada pilar de uma perspectiva real e prática que se adeque à sua realidade sem distorcer os principais valores e princípios que fazem da agilidade o futuro das organizações.
Os pilares do modelo dão uma visão holística da organização. Olhar o todo é a chave para uma transformação de sucesso.
O modelo não é mais um framework ou uma nova forma de fazer as coisas, pelo contrário, ele abrange técnicas modernas de gestão e referências a frameworks reconhecidos como SCRUM, KANBAN, SAFe, LESS, outros.
Basicamente a mudança que tivemos da versão 1.0 para 2.0 foi a consolidação de 4 áreas por pilar para 3 áreas. Os principais componentes foram mantidos ou mudaram de área. As mudanças mais significativas foram, a inclusão do Pilar Agile Metrics, que orienta o papel das métricas na gestão ágil e também, uma abordagem de Assessment mais profunda, seguindo o modelo de Retrospectiva Estratégica de Equipes, avaliando cada competência com o seguinte método:
Enquanto não olharmos para a organização como um todo, os ganhos da agilidade ficarão no superficial. Para uma transformação de sucesso é preciso: