Liga Ágil | Transformação Ágil

Lançamento EBA 2.0

O principal objetivo do Enterprise Business Agility Model é dar aos executivos, gestores e líderes uma visão única de todos os aspectos envolvidos em uma transformação ágil real, em âmbito organizacional, focado em times ou individual. 

QUAL A VANTAGEM DESTE MODELO?

A vantagem deste modelo é que não se trata de um framework. Por isso, cada organização pode avaliar cada pilar de uma perspectiva real e prática que se adeque à sua realidade sem distorcer os principais valores e princípios que fazem da agilidade o futuro das organizações.

Os pilares do modelo dão uma visão holística da organização. Olhar o todo é a chave para uma transformação de sucesso.

O modelo não é mais um framework ou uma nova forma de fazer as coisas, pelo contrário, ele abrange técnicas modernas de gestão e referências a frameworks reconhecidos como SCRUM, KANBAN, SAFe, LESS, outros.

QUAIS MUDANÇAS TIVEMOS DO 1.0 PARA O 2.0?

Basicamente a mudança que tivemos da versão 1.0 para 2.0 foi a consolidação de 4 áreas por pilar para 3 áreas. Os principais componentes foram mantidos ou mudaram de área. As mudanças mais significativas foram, a inclusão do Pilar Agile Metrics, que orienta o papel das métricas na gestão ágil e também, uma abordagem de Assessment mais profunda, seguindo o modelo de Retrospectiva Estratégica de Equipes, avaliando cada competência com o seguinte método:


Enquanto não olharmos para a organização como um todo, os ganhos da agilidade ficarão no superficial. Para uma transformação de sucesso é preciso:

  • Olhar para todo fluxo de cadeia de valor, indistintamente da area organizacional.
  • Colocar o cliente na mesma mesa
  • Estabelecer modernas técnicas de RH – A transformação começa com as pessoas, em especial lideres e gerentes.
  • Um sponsor de coragem e determinação