Liderança – competências necessárias para decidir sob condições de incerteza

Cada dia está ficando ainda mais comum tomar decisões mesmo sem ter total visibilidade de todos os cenários. Além disso, a ideia que ações tomadas repercutem de maneira linear, já não funciona mais. Depois do mundo “VUCA” (volátil, incerto, complexo e ambíguo) essa percepção foi reavaliada para BANI demonstrando toda fragilidade, ansiedade e não linearidade do mercado.  

 A incerteza é a certeza

Para assegurar que a tomada de decisão seja melhor, o uso de dados tornou-se requisito competitivo. O que obriga a liderança a deixar a intuição e basear-se em informações coletadas com foco na geração de valor. Dessa forma, acaba o palpite e começa a mergulhar nos dados das incertezas.  

 Consequentemente vai requerer do líder novas competências para manter-se firme na visão de resultado e buscando novas maneiras de chegar lá.  

Competências da Liderança na Incerteza

De acordo com esse novo contexto, a liderança precisa desenvolver as seguintes competências: 

  • Lidar com fracasso – tanto da liderança quanto dos membros do time; 
  • Visão sistêmica – buscar perspectivas diferentes e entender as suas relações; 
  • Adaptabilidade – ajustar às novas circunstâncias para atender à realidade dos novos desafios; 
  • Flexibilidade – priorizar resultados ao invés de planos rígidos; 
  • Resiliência – enfrentar e perseverar diante das adversidades;  
  • Colaboração – a considerar a contribuição de todos está acima da individual. 

As Competências necessárias

Certamente isso demonstra o quanto cada vez mais desafiador é para a liderança solucionar problemas e manter sustentável as organizações. Pois regras rígidas de comando e controle estabeleceram padrões de decisões cartesianos limitando a visão e a criatividade. 

Para isso, a Liga Ágil dispõe de trilhas de treinamentos personalizadas que levam em consideração a real necessidade da sua organização, cultura e seus desafios. Dessa forma, habilitando as pessoas para alcançar novos resultados. 

Solicite agora seu treinamento!

compartilhar instagram compartilhar linkedin compartilhar no facebook
teste

Reunimos uma seleção de materiais e conteúdos exclusivos, repletos de técnicas e práticas que vão acelerar resultados excepcionais para seus times e negócios. E a melhor parte? Todos são gratuitos! Faça o download agora mesmo e eleve o desempenho da sua empresa para o próximo nível com a Liga.