Por: 22 de outubro de 2021 5Min de leitura
O Manifesto Ágil é a declaração de valores e princípios no qual está baseado desenvolvimento ágil de software. Assim, desde sua origem em 2001, quando foi criado por 17 desenvolvedores de software que se reuniram em Snowbird, Utah – Estados Unidos – até os dias atuais vem sendo o fundamento para os métodos ágeis.
Dessa forma, pode-se afirmar em relação ao Manifesto Ágil que a sua importância está em ajudar equipes a trabalhar de forma mais eficiente, colaborativa, sustentável com foco tanto no cliente quanto nos resultados. Afinal, isso faz com que as empresas tenham interesse crescente na agilidade.
Cabe então compreender quais são esses valores e princípios. De maneira idêntica como torná-los reais no comportamento organizacional.
O Manifesto Ágil estabelece 4 valores orientadores:
“Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas
Software em funcionamento mais que documentação abrangente
Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos
Responder a mudanças mais que seguir um plano
Ou seja, mesmo havendo valor nos itens à direita,
valorizamos mais os itens à esquerda.”
Em síntese trata-se da adaptabilidade, colaboração entre os times, foco central nas pessoas para realizar entregas valiosas para o negócio e o cliente.
Além dos valores há os 12 princípios que formam a base do Manifesto Ágil:
Por certo a relevância de cada princípio é incontestável. Portanto, a união e aplicação de cada aspecto irá sustentar e nortear estratégias, decisões, cultura, resultados e clientes.
Apesar de ter suas origens voltadas para o desenvolvimento de software, a agilidade vem a cada dia expandindo as áreas de atuação. Embora muitos termos possam ser ainda da área de TI, qualquer empresa pode aplicar os métodos ágeis para beneficiar-se.
Assim surgiu #Agile4all, onde o objetivo é sintetizar a ideia do Manifesto Ágil e torná-lo aplicável em qualquer ambiente. Portanto, para adotar a agilidade sua base está nesses valores e princípios. Assim a partir deles vão interagir com a cultura da empresa e movimentá-la para aumentar o alinhamento dos objetivos de negócios com as necessidades do cliente.
Não se trata de uma reescrita ou nova proposta, mas sim releitura para conectar e engajar todas as áreas, indivíduos e organizações. Com o fim de apenas ser uma forma de esclarecer que podem ser e são aplicáveis em qualquer ambiente.
Consequentemente então, a adoção e evolução desses valores e princípios podem ser entendidos assim:
Manifesto Agile4all “Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas” POTENCIALIZE AS PESSOAS “Software em funcionamento mais que documentação abrangente” ENTREGUE VALOR CONTINUAMENTE “Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos” COLOQUE O CLIENTE NA MESMA MESA “Responder a mudanças mais que seguir um plano” APRENDA E REAJA RÁPIDO
Liga Ágil | Agile4All Enfim, esse convite é apenas o começo da mudança, fazer com que sua empresa possa gerar resultados efetivos, sendo capaz de se reinventar e criar negócios, respondendo rapidamente às necessidades de seus clientes e às novas oportunidades que o mercado traz.
Por fim siga-nos nas redes sociais e aprenda ainda mais como obter melhores resultados com a agilidade:
LinkedIn | Facebook | Instagram | Twitter | Youtube
—
Fonte: do Manifesto Ágil: https://agilemanifesto.org/