Manifesto Ágil

O Manifesto Ágil é a declaração de valores e princípios no qual está baseado desenvolvimento ágil de software. Assim, desde sua origem em 2001, quando foi criado por 17 desenvolvedores de software que se reuniram em Snowbird, Utah – Estados Unidos – até os dias atuais vem sendo o fundamento para os métodos ágeis. 

Dessa forma, pode-se afirmar em relação ao Manifesto Ágil que a sua importância está em ajudar equipes a trabalhar de forma mais eficiente, colaborativa, sustentável com foco tanto no cliente quanto nos resultados. Afinal, isso faz com que as empresas tenham interesse crescente na agilidade. 

Cabe então compreender quais são esses valores e princípios. De maneira idêntica como torná-los reais no comportamento organizacional. 

 Quais são os 04 valores do Manifesto Ágil?

 O Manifesto Ágil estabelece 4 valores orientadores: 

 “Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas 

Software em funcionamento mais que documentação abrangente 

Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos 

Responder a mudanças mais que seguir um plano 

Ou seja, mesmo havendo valor nos itens à direita,  

valorizamos mais os itens à esquerda.” 

 Em síntese trata-se da adaptabilidade, colaboração entre os times, foco central nas pessoas para realizar entregas valiosas para o negócio e o cliente.  

 Quais são os princípios do Manifesto Ágil?

 Além dos valores há os 12 princípios que formam a base do Manifesto Ágil: 

  1. Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente através da entrega contínua e adiantada de software com valor agregado. 
  2. Mudanças nos requisitos são bem-vindas, mesmo tardiamente no desenvolvimento. Processos ágeis tiram vantagem das mudanças visando vantagem competitiva para o cliente. 
  3. Entregar frequentemente software funcionando, de poucas semanas a poucos meses, com preferência à menor escala de tempo. 
  4. Pessoas de negócio e desenvolvedores devem trabalhar diariamente em conjunto por todo o projeto. 
  5. Construa projetos em torno de indivíduos motivados. Dê a eles o ambiente e o suporte necessário e confie neles para fazer o trabalho. 
  6. O método mais eficiente e eficaz de transmitir informações para e entre uma equipe de desenvolvimento é através de conversa face a face. 
  7. Software funcionando é a medida primária de progresso. 
  8. Os processos ágeis promovem desenvolvimento sustentável. Os patrocinadores, desenvolvedores e usuários devem ser capazes de manter um ritmo constante indefinidamente. 
  9. Contínua atenção à excelência técnica e bom design aumenta a agilidade. 
  10. Simplicidade – a arte de maximizar a quantidade de trabalho não realizado- é essencial. 
  11. As melhores arquiteturas, requisitos e designs emergem de equipes auto-organizáveis. 
  12. Em intervalos regulares, a equipe reflete sobre como se tornar mais eficaz e então refina e ajusta seu comportamento de acordo. 

 Por certo a relevância de cada princípio é incontestável. Portanto, a união e aplicação de cada aspecto irá sustentar e nortear estratégias, decisões, cultura, resultados e clientes.  

 

AGILE4ALL: Colocando agilidade na prática além da TI

Apesar de ter suas origens voltadas para o desenvolvimento de software, a agilidade vem a cada dia expandindo as áreas de atuação. Embora muitos termos possam ser ainda da área de TI, qualquer empresa pode aplicar os métodos ágeis para beneficiar-se. 

Assim surgiu #Agile4all, onde o objetivo é sintetizar a ideia do Manifesto Ágil e torná-lo aplicável em qualquer ambiente. Portanto, para adotar a agilidade sua base está nesses valores e princípios. Assim a partir deles vão interagir com a cultura da empresa e movimentá-la para aumentar o alinhamento dos objetivos de negócios com as necessidades do cliente. 

Não se trata de uma reescrita ou nova proposta, mas sim releitura para conectar e engajar todas as áreas, indivíduos e organizações. Com o fim de apenas ser uma forma de esclarecer que podem ser e são aplicáveis em qualquer ambiente. 

Consequentemente então, a adoção e evolução desses valores e princípios podem ser entendidos assim: 

[table id=2 /]


Liga Ágil | Agile4All  
Enfim, esse convite é apenas o começo da mudança, fazer com que sua empresa possa gerar resultados efetivos, sendo capaz de se reinventar e criar negócios, respondendo rapidamente às necessidades de seus clientes e às novas oportunidades que o mercado traz. 

 

Por fim siga-nos nas redes sociais e aprenda ainda mais como obter melhores resultados com a agilidade:  

LinkedIn | Facebook | Instagram | Twitter | Youtube  

 


Fonte: do Manifesto Ágil: https://agilemanifesto.org/
 

 

compartilhar instagram compartilhar linkedin compartilhar no facebook
teste

Reunimos uma seleção de materiais e conteúdos exclusivos, repletos de técnicas e práticas que vão acelerar resultados excepcionais para seus times e negócios. E a melhor parte? Todos são gratuitos! Faça o download agora mesmo e eleve o desempenho da sua empresa para o próximo nível com a Liga.