Maturidade ágil: qual a sua?

Como Product Owner, Scrum Master, Agile Master, Agile Coach ou Team Leader já se perguntou como está sua maturidade ágil? Provavelmente já deve ter procurado saber mais ou até buscado um profissional especialista para o time e para a empresa. Entretanto, o questionamento está direcionado a você mesmo: “Qual a sua maturidade ágil?” 

Ao contrário do que se imagina, não se trata de realizar uma avaliação, como se fosse uma prova para saber qual a sua nota. Muito menos que tenha uma pontuação de corte para aprovação. O relevante da análise de maturidade individual é encontrar as restrições que hoje estão inconscientes, identificá-las, traçar um plano claro de amadurecimento e expandir a sua capacidade de resultados. 

Quando imersos no dia a dia, com foco em realizar tarefas e entregar resultados, por mais que tenha certeza que precisa realizar novas capacitações e treinamento, dificilmente irá conseguir traçar uma trilha de desenvolvimento conforme as suas reais necessidades. 

O Caminho da Maturidade Ágil 

Simplesmente ao acessar o LinkedIn e passar pelo feed é possível encontrar diversos treinamentos, ferramentas e soluções que oferecem e estimulam sua aquisição. Todavia, qual das opções realmente irá preencher a lacuna de sua necessidade, dentro do seu nível de conhecimento? Possivelmente as opções serão restritas. Alguns podem oferecer conteúdos básicos demais, outros intermediários ou até mesmo avançados que não vão atender suas reais demandas. 

Por outro lado, tenha certeza que você não está só. Diversos profissionais como Product Owner, Scrum Master, Agile Master, Agile Coach ou Team Leader enfrentam o mesmo desafio diariamente. Têm sobre suas responsabilidades atender as estratégias do negócio entregando valor para os clientes, mas ao olhar a sua necessidade percebe a dificuldade de serem atendidos.  

Sendo assim, realizar uma avaliação de maturidade ágil ajuda a esclarecer suas reais necessidades. Isso faz com que estabeleça uma trilha, a partir do estado atual, para promover avanços mensuráveis na sua carreira.  

Assim nada é estático. A princípio parece que realizar um treinamento irá habilitá-lo a conduzir toda transformação ágil e garantir a continuidade. Entretanto, com o passar do tempo o mercado muda, o time evolui, os concorrentes trocam as estratégias, etc. Ou seja, há necessidade também de buscar construir uma mentalidade da aprendizagem ao longo da vida. 

Libertando seu Potencial Ágil 

Para obter resultado com a maior assertividade, a análise de maturidade precisa ser realizada por profissionais que tenham experiência em diversos contextos. Dessa forma, tendo condições de cobrir todos os aspectos e encontrar aquilo que estava oculto.  

A Liga Ágil, com beefor, desenvolveu modelo de análise de maturidade ágil para atender especificamente às suas necessidades. Através dele, não terá somente o nível de maturidade atualmente. Entretanto, as ações práticas que vão habilitá-lo a transformar culturas organizacionais para atingir seus objetivos, respondendo às constantes mudanças para alcançar resultados sustentáveis. 

Por isso, Product Owner, Scrum Master, Agile Master, Agile Coach ou Team Leader preparado para ultrapassar sua zona de conforto, compreendeu seu estado atual, quer identificar seus limites e barreiras para assim dominar sua jornada ágil e conseguir libertar seu potencial um novo patamar. 

A chave inicial para esse caminho está aqui.

Entre em contato e vamos começar.

 

compartilhar instagram compartilhar linkedin compartilhar no facebook
teste

Reunimos uma seleção de materiais e conteúdos exclusivos, repletos de técnicas e práticas que vão acelerar resultados excepcionais para seus times e negócios. E a melhor parte? Todos são gratuitos! Faça o download agora mesmo e eleve o desempenho da sua empresa para o próximo nível com a Liga.