Retrospectiva da sprint: fazendo a melhoria contínua do seu time

Realizada no final da Sprint, a Retrospectiva é o momento de observar, examinar e refletir sobre como o time está trabalhando, resultados alcançados e promover a melhoria contínua. Seguindo o time box específico, será identificado o que impactou o fluxo de entregas, práticas, pessoas, comunicação, ambiente, artefatos, ferramentas e assim por diante. Para isso são necessárias as seguintes etapas:

1. Definir o foco da Retrospectiva da Sprint

Retrospectiva sem foco é igual reunião sem pauta. Entretanto, muito discute-se e a ação com resultado efetivo será nenhum. Gastará o tempo da equipe realizando atividades divertidas, mas o objetivo principal não será alcançado. Primeiramente, definir foco antes de realizá-la e compartilhar entre os participantes permite que todos possam se preparar com os exemplos, evidências e dados.

2. Selecionar atividade

Basicamente o papel da atividade é criar ambiente lúdico e descontraído para facilitar a contribuição e participação de todos. Desse modo o objetivo é criar e agrupar os insights de melhoria evolutiva. 

Essas atividades podem variar conforme o foco escolhido para a Retrospectiva da Sprint.

3. Coletar evidências e dados

Uma vez que há um time box determinado e todos estão alinhados com o foco da Retrospectiva da Sprint. Coletar as evidências e dados de maneira prévia contribui para evitar os “achismos”.

Por exemplo, utilizar métricas para mensurar:

  • Qualidade;
  • Produtividade;
  • Desempenho;
  • Aderência aos princípios e valores ágeis;
  • Bem-estar do time;
  • Geração de valor na percepção do cliente;
  • e outras perspectivas.

Assim será possível habilitar a equipe a encontrar meios para identificar ações de melhoria.

4. Preparar Infraestrutura

Então, defina o local, horário, facilitador da atividade, recursos necessários, convocação dos participantes. Assim, veja toda infraestrutura necessária para obter o resultado almejado da reunião.

5. Realizar a Retrospectiva da Sprint

Enfim, parta para ação. Estabeleça um ambiente de confiança. Dessa forma, todos poderão ter segurança para se expressar sem receios de qualquer contrariedade. Através da Retrospectiva da Sprint, busca-se:

  • Dados e evidências que facilitarão inspecionar de maneira transparente o que foi identificado.
  • Captar os insights com as percepções daquilo que pode-se melhorar.

E então, decidir o que colocar em prática e acompanhar a evolução.

Aplique o que aprendeu com o beefor

O beefor possui além de alertas para as cerimônias ágeis, métricas e outras funcionalidades que viabilizam a ampliação da capacidade do seu time na busca da melhoria contínua.

Por fim, quer obter a evolução ágil de times e fluxo de trabalho com estratégia na entrega de valor para o negócio? Acesse gratuitamente agora mesmo e use o beefor.
 

 

Outros artigos que podem melhorar o resultado das reuniões com seu time ágil:

 

compartilhar instagram compartilhar linkedin compartilhar no facebook
teste

Reunimos uma seleção de materiais e conteúdos exclusivos, repletos de técnicas e práticas que vão acelerar resultados excepcionais para seus times e negócios. E a melhor parte? Todos são gratuitos! Faça o download agora mesmo e eleve o desempenho da sua empresa para o próximo nível com a Liga.