RH Talent: Como a agilidade contribui em processos organizacionais

Durante a última edição do Agile Leaders Meeting, Roberta Fonseca, diretora de RH Talent da MedGrupo compartilhou com os participantes os benefícios e resultados pós-implantação de metologias ágeis dentro da empresa, alinhados a tarefas administrativas do cotidiano.


Com 22 anos no mercado educacional e mais de 800 colaboradores em todo território nacional, a MedGrupo tinha um grande desafio: atender não só a expectativa de seu público, mas também auxiliá-los a atingir seu objetivo final , ou seja, alcançar a tão desejada aprovação em processos de residência medicinal.

Ao longo da palestra, Roberta apresentou que é possível unir a rotina comum e burocrática de um departamento administrativo, como o de recursos humanos, à metodologias que otimizam o trabalho da equipe.

Mudar a forma de pensar de todas as equipes foi uma das estratégias utilizadas pela área de RH Talent para conseguir atingir e envolver todos os departamentos.

Pensando na qualificação dos colaboradores, ações que envolviam palestras e melhorias nos modelos de gestão foram executados, onde dores puderam ser compreendidas e os métodos começaram a ser implantados através da construção de backlogs.

No primeiro semestre deste ano, os resultados puderam ser mensurados através de indicadores como a formação de times e seu engajamento em projetos. A melhor compreensão das necessidades dos clientes, a definição dos papéis e outros valores já notados pelos departamentos responsáveis.

Após o término da implantação das metodologias ágeis, Roberta conta que o cycle time e as etapas do processo foram reduzidas. Resultados como um processo mais transparente e maior assertividade da equipe, tanto na aquisição de benefícios, quanto na integração de sistemas de ponto e folha foram notados.

Além disso, ela também reforçou que algumas atitudes devem ser colocadas em prática pelos agentes transformadores. Olhar mais para as pessoas, construir times multidisciplinares, trabalhar de forma colaborativa e pensamentos fora da caixa contribuem diretamente para um ambiente mais adequado para a implantação de metodologias ágeis. Isso independente de um departamento de tecnologia.

Portanto, para que um departamento de RH possa aplicar esse tipo de metodologia, algumas dimensões devem ser compreendidas. O Design da Organização, a Aquisição de Talentos, a Performance, o Desenvolvimento Ágil e o Aprendizado, além do RH Ágil devem caminhar durante o processo de implantação dessas metodologias dentro de uma organização, independente do tamanho ou quantidade de colaboradores que ela possua.

 

compartilhar instagram compartilhar linkedin compartilhar no facebook
teste

Reunimos uma seleção de materiais e conteúdos exclusivos, repletos de técnicas e práticas que vão acelerar resultados excepcionais para seus times e negócios. E a melhor parte? Todos são gratuitos! Faça o download agora mesmo e eleve o desempenho da sua empresa para o próximo nível com a Liga.