Como implementar Agile Marketing ou Marketing Ágil?
Por: agosto 16, 2021 3Min de leitura
Confiar que todo o plano de marketing vai acontecer de acordo com tudo que foi planejado atualmente pode ser um grande equívoco. Além das incertezas que o mercado apresenta, os clientes estão analisando não só os produtos/serviços para solução dos seus problemas, mas também tudo que envolve a organização.
Cada ação correta, assertiva e rápida impulsiona não só a aproximação dos clientes, mas também distancia a concorrência pela velocidade de resposta capaz de gerar valor mais rápido. Mas isso tudo só é possível buscando novas maneiras de realizar o Marketing.
Manifesto de Marketing Ágil
Com intuito de iniciar a jornada para descobrir novas maneiras um grupo de 35 profissionais de marketing realizaram em 2012 a Sprint 0 em São Francisco – Califórnia – e criaram o Manifesto de Marketing Ágil 01:
- “Aprendizagem validada ao invés de opiniões e convenções;
- Colaboração focada no cliente ao invés de silos e hierarquia;
- Campanhas adaptativas e interativas mais que campanhas Big-Bang;
- O processo de descoberta do cliente mais que a previsão estática;
- Planejamento flexível vs. rígido;
- Respondendo à mudança mais do que seguir um plano;
- Muitas pequenas experiências no lugar de grandes apostas.”
A semelhança do Marketing Ágil com o Manifesto para Desenvolvimento Ágil de Software revela o quanto a agilidade torna-se vantagem competitiva para os também para profissionais de marketing. Mas não adianta querer ser ágil utilizando-se das mesmas soluções. Precisará de ferramentas adequadas para apoiar essas novas maneiras de trabalhar aplicadas para o contexto do Marketing.
Implementando o Agile Marketing ou Marketing Ágil
Para implementar o Agile Marketing ou Marketing Ágil na sua organização, será necessário criar uma equipe multidisciplinar, trabalhando de forma auto-organizada em iterações frequentes e feedback contínuo das ações adotadas. Com isso estabelecer experiência impactante, diferenciando a marca da sua organização com inovação e criatividade para criar uma relação com engajamento que estabeleça melhor percepção de valor ao cliente.
O beefor vem ajudando a elevar a novos patamares a maturidade do modelo ágil das diversas organizações. Suas funcionalidades e práticas permitem além da gestão do portfólio/campanhas, obter dados sobre avanços dos resultados das ações em relação aos objetivos estratégicos traçados.
Distancie-se da sua concorrência através da agilidade sustentada com o beefor.
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Fonte:
01- Manifesto de Marketing Ágil – https://agilemarketingmanifesto.org/