Como implementar Agile Marketing ou Marketing Ágil?

Confiar que todo o plano de marketing vai acontecer de acordo com tudo que foi planejado atualmente pode ser um grande equívoco. Além das incertezas que o mercado apresenta, os clientes estão analisando não só os produtos/serviços para solução dos seus problemas, mas também tudo que envolve a organização.

Cada ação correta, assertiva e rápida impulsiona não só a aproximação dos clientes, mas também distancia a concorrência pela velocidade de resposta capaz de gerar valor mais rápido. Mas isso tudo só é possível buscando novas maneiras de realizar o Marketing.

Manifesto de Marketing Ágil

Com intuito de iniciar a jornada para descobrir novas maneiras um grupo de 35 profissionais de marketing realizaram em 2012 a Sprint 0 em São Francisco – Califórnia – e criaram o Manifesto de Marketing Ágil 01:

  1. “Aprendizagem validada ao invés de opiniões e convenções;
  2. Colaboração focada no cliente ao invés de silos e hierarquia;
  3. Campanhas adaptativas e interativas mais que campanhas Big-Bang;
  4. O processo de descoberta do cliente mais que a previsão estática;
  5. Planejamento flexível vs. rígido;
  6. Respondendo à mudança mais do que seguir um plano;
  7. Muitas pequenas experiências no lugar de grandes apostas.”

A semelhança do Marketing Ágil com o Manifesto para Desenvolvimento Ágil de Software revela o quanto a agilidade torna-se vantagem competitiva para os também para profissionais de marketing. Mas não adianta querer ser ágil utilizando-se das mesmas soluções. Precisará de ferramentas adequadas para apoiar essas novas maneiras de trabalhar aplicadas para o contexto do Marketing.

 

Implementando o Agile Marketing ou Marketing Ágil

Para implementar o Agile Marketing ou Marketing Ágil na sua organização, será necessário criar uma equipe multidisciplinar, trabalhando de forma auto-organizada em iterações frequentes e feedback contínuo das ações adotadas. Com isso estabelecer experiência impactante, diferenciando a marca da sua organização com inovação e criatividade para criar uma relação com engajamento que estabeleça melhor percepção de valor ao cliente.

beefor vem ajudando a elevar a novos patamares a maturidade do modelo ágil das diversas organizações. Suas funcionalidades e práticas permitem além da gestão do portfólio/campanhas, obter dados sobre avanços dos resultados das ações em relação aos objetivos estratégicos traçados.

Distancie-se da sua concorrência através da agilidade sustentada com o beefor.
 

Fonte:

01- Manifesto de Marketing Ágil – https://agilemarketingmanifesto.org/

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