Como mensurar as melhorias oferecidas pela agilidade?

Compreenda princípios, referências e formas para identificar e mensurar as melhorias da agilidade implementadas na organização.

Primeiramente, os 04 principais benefícios da implantação da agilidade, segundo o 14th Annual State of Agile Report, pesquisa realizada em 2020, são em ordem decrescente:

Capacidade de gerenciar prioridades em mudança; Visibilidade do projeto; Alinhamento de negócios / TI; Velocidade de entrega / time to market.

 

Dessa forma, esses resultados revelam a aplicação de valores, princípios e práticas com foco na entrega efetiva de valor ao cliente estabelecendo o diferencial competitivo. Por isso, alcançar esses benefícios não indica que está no estado final.  A agilidade, assim como a perfeição descrita pelo Lean, é uma busca contínua. Cada etapa precisa adaptar-se para atender:

  • Satisfação do cliente;
  • Valor do negócio;
  • Tempo de entrega;
  • Qualidade.

Por isso, para cada um desses itens e também os demais contidos na pesquisa, o beefor como solução de governança e gestão de equipes ágeis possui funcionalidades capazes de mensurar a evolução das melhorias proporcionada pela agilidade. 
 

Satisfação do cliente

O primeiro princípio da agilidade descreve que “… prioridade é satisfazer o cliente por meio da entrega…”. O beefor busca gerenciar todo fluxo de valor e elevamos a maturidade dos times para que sejam incríveis. Ou seja, além de sustentar a governança ágil, permite à organização aprimorar a capacidade de foco nas necessidades dos clientes, o que proporciona entregas de valor de maneira flexível e rápida. 

 

Descubra mais: beefor portfólio

 

Valor do negócio

Para medir o valor gerado para o negócio, basta conectar OKRs ao portfólio no beefor, criando as demandas para os times na funcionalidade Gestão de Demandas. À medida que for sendo concluído cada ciclo, obterá o resultado do valor alcançado para fazer as adaptações necessárias.

 

Veja em: beefor governança

 

Tempo de entrega

Não basta realizar mais rápido a entrega, antecipar ou atrasar em atender a necessidade do cliente. Portanto, focar em atender a necessidade do cliente, também é saber o momento exato no qual a entrega terá percepção de valor. Esse equilíbrio pode ser encontrado, ao parametrizar no  beefor métricas como: Cycle Time, Lead Time, Throughput ou Capacity.
 

Aprofunde o tema: práticas aplicadas a pessoas

 

Qualidade, para mensurar as melhorias oferecidas pela agilidade

Tanto a qualidade intrínseca (constitui o produto) quanto a extrínseca (percepção do usuário) conseguem ser mensuradas no beefor. Afinal, ambas precisam atender o cliente e a uma proposta de valor. Por isso, precisam estar expressas de maneira transparente para os membros da equipe. Seja através da visão do produto ou da definição de pronto, pois irão apontar o caminho para alcançar o nível de excelência desejado.

 

 Experimente agora a plataforma beefor para potencializar a saúde dos times e escalar a maturidade ágil na sua organização.
 

 

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