Comunicação e entregas em times distribuídos
Por: junho 24, 2021 4Min de leitura
O resultado satisfatório de toda entrega, vem através da comunicação e consequente direcionamento claro dos objetivos. Por isso, ao liderar times distribuídos esse aspecto torna-se ainda mais relevante.
Comunicar é o ato de transmitir conhecimento, informação para que possa tornar algo completamente conhecido entre as partes. Isso precisa ser exercitado de maneira diária. Dessa forma, faz com que o time possa estar alinhado para trabalhar de forma distribuída e a barreira física não seja fator de obstáculo para todos.
O sexto princípio do Manifesto Ágil descreve: “O método mais eficiente e eficaz de transmitir informações para e entre uma equipe de desenvolvimento é através de conversa face a face.” Trata da comunicação e a importância do contato interpessoal para que a colaboração emerja entre os membros do time. Mas como realizar esse princípio em times distribuídos?
Visão do que desenvolver
Este é o Martie. Criado por Jurgen Appelo, o monstrinho que representa as 6 visões do Management 3.0. Na cor verde como planta, precisa ser cuidado para que cresça e alcance a excelência. O mesmo acontece com as organizações que necessitam ser continuamente melhoradas nessas visões focando em pessoas, times e estruturas.
A construção do time faz a diferença
O desenvolvimento tecnológico vem criando condições para que as pessoas consigam trabalhar de qualquer lugar, hora e dispositivo. Mesmo com todo esse aparato é possível construir uma relação saudável entre os membros fisicamente distantes Mas para isso é preciso promover ações que viabilizem o contato interpessoal. Para resolver esse problema complexo é necessário:
- Formar cultura inclusiva, transparente e com ambiente seguro;
- Estabelecer propósito da equipe;
- Disponibilizar os recursos de tecnologia;
- Alinhar visão do produto;
- Definir as práticas e reuniões.
Caminho para novo patamar
Seja distante, com outro idioma, fuso horário, com comunicação em tempo real ou não, o time é composto de pessoas. Entretanto, barreiras são quebradas quando têm comunicação clara, aberta, inclusiva dentro de ambiente seguro. Então, alcançar essa maturidade é reconhecer que cada membro é importante e sua contribuição faz a diferença no alcance dos resultados da satisfação do cliente.
A organização precisa estar preparada para perpetuar de maneira sustentável tratando pessoas como pessoas. Invista na criação de times incríveis onde sua cultura, práticas e fluxo de valor possam melhorar a cada dia e atingir níveis cada vez maiores de performance.
A Liga Ágil está pronta para transformar suas barreiras em pontes e impulsionar seu crescimento. Clique aqui e entenda como.
Fonte:
Imagem 1 – Martie: https://agileit.coach/o-que-e-o-management-3-0/