Gestão estratégica do produto: desafios e soluções
Por: fevereiro 3, 2023 7Min de leitura
Se você faz a gestão estratégica de produtos através do trabalho remoto está diante de um desafio. Por isso, quanto mais entender e aprofundar nessas questões, irá cooperar para compreender os impactos e traçar ações e transformar dificuldade em oportunidades.
A gestão estratégica de produtos é uma área fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Pois, envolve a integração e gestão de toda a cadeia de valor. Ou seja, o reconhecimento da percepção de valor do consumidor, buscar por fornecedores, e o desenvolvimento do produto e também a jornada/experiência do cliente. No entanto, gerir tudo isso pode ser difícil e, muitas vezes, provocando conflitos entre diferentes áreas do negócio.
Um dos principais desafios da gestão de produtos em equipes remotas é a falta de clareza na divisão de tarefas. Com times multi-funcionais, torna-se difícil ter uma visão única sobre o produto, pois cada membro tem um background diferente. Além disso, a falta de contato presencial pode dificultar a comunicação e a colaboração entre os membros do time.
Para superar esses desafios, as equipes remotas precisam de mecanismos que possibilitem mudar essa situação. Isso inclui a definição de metas claras, alinhadas e também um processo de comunicação eficaz. Do mesmo modo, não se pode esquecer de investir em ferramentas e tecnologias que possibilitem a colaboração e a integração dos membros do time, mesmo à distância.
Gestão estratégica do produto orientada ao cliente
As empresas enfrentam constantes mudanças e precisam estar sempre atualizadas com as novidades tecnológicas para se manterem competitivas. Assim, para adaptar-se a esse novo cenário, os processos, produtos e serviços, como também a comunicação e relacionamento com clientes vem buscado a realização de uma verdadeira transformação digital.
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Além disso, o grande objetivo por trás é conseguir adaptar-se ao mercado e encontrar maneiras de obter informações valiosas que possam gerar diferencial competitivo através da percepção do cliente.
Por exemplo, a Indústria 5.0, também conhecida Indústria Inteligente, refere-se a abordagem que combina tecnologias avançadas, como inteligência artificial, internet das coisas e automação. Portanto, isso faz com que aumente a eficiência, flexibilidade e até mesmo a personalização na produção. Assim sendo, proporciona impacto significativo na gestão estratégica de produtos orientada ao cliente, pois permite que as empresas:
- Compreendam melhor as necessidades e preferências através de análises de dados avançadas;
- Possam ter mais assertividade para identificar a percepção de valor do cliente em relação ao produto;
- Ofereçam produtos personalizados e adaptados às necessidades;
- Promovam melhores experiências de compra e pós-venda;
- Aumentem a eficiência na produção e reduzam custos, o que pode ser passado para o cliente em forma de preços mais baixos e/ou qualidade superior.
- Aumentem a velocidade de inovação e o lançamento de novos produtos/serviços.
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Os primeiros passos na gestão
A gestão estratégica do produto contém um conjunto de ações estratégicas, táticas e operacionais que visam fornecer produtos que atendam e encantem as necessidades dos clientes. Só para exemplificar algumas ações:
Primeiro – Ações Estratégicas:
- Análise de mercado: pesquisa de mercado para identificar as tendências, oportunidades e ameaças, e utilizar essas informações para definir os objetivos estratégicos do produto. Indicador: Taxa de participação de mercado.
- Segmentação de mercado: segmentar o mercado para identificar os grupos de clientes potenciais e suas necessidades específicas. Indicador: taxa de conversão de vendas por segmento.
Segundo – Ações Táticas:
- Posicionamento de produto: definir a posição do produto no mercado, comparando-o com a concorrência e destacando suas vantagens competitivas. Indicador: Índice de lembrança de marca
- Desenvolvimento de campanhas promocionais: elaborar e implementar campanhas promocionais para atrair e reter clientes. Indicador: Taxa de retenção de clientes
Terceiro – Ações Operacionais:
- Gerenciamento de estoque: gerenciar o estoque de forma eficiente para garantir a disponibilidade do produto aos clientes. Indicador: Taxa de rotatividade de estoque.
- Garantia de qualidade: implementar medidas para garantir a qualidade do produto e atender às expectativas dos clientes. Indicador: Taxa de devolução de produtos
Cabe ressaltar que essas ações são exemplos e podem variar de acordo com o produto. Além disso, os indicadores citados são exemplos, podendo a empresa escolher os indicadores que melhor refletem os resultados de suas ações.
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