Vença seu próprio labirinto: business agility
Por: abril 22, 2021 3Min de leitura
Na mitologia Grega, na ilha de Creta, descreve a existência de um labirinto onde vivia o Minotauro e de onde ele não conseguia sair. Ele era alimentado anualmente com envio de sete moças e sete rapazes que seriam devorados.
Em muitas organizações esse cenário mitológico se repete, a geração de valor precisa encontrar seu caminho dentro de um complexo labirinto de departamentos até que consiga chegar ao cliente. Isso sem falar nas pessoas, que têm sua criatividade “devorada”, pois o foco único é a execução das suas atividades e não no fluxo de valor para o cliente.
Agora onde está Teseu para nos salvar desse empasse mitológico?
Teseu, cujo nome significa “o homem forte por excelência”, é o herói que conseguiu eliminar o Minotauro e conseguiu acabar com esse ciclo. Soube entrar, percorrer todo caminho do labirinto, realizar o feito e sair e retornar para casa. Ele representa quando a organização percebe a necessidade de entregar valor e não simplesmente o produto para o cliente. Busca a excelência e não simples execução e perpetuação do “sempre foi assim”.
Vencido o labirinto, conhecido e livre o caminho, agora é o momento de a organização mudar o pensamento para a contínua jornada de identificar novas necessidades de seus clientes e não só focar na entrega de produto. Disponibilizar para o mercado a mesma coisa torna-se básico, já é previsível e esperado, não cria experiências que proporcione diferencial em relação aos concorrentes. Por isso é o momento de impulsionar os esforços para conectar, perceber, compreender, entender o que está no desejo, emoções e necessidade na perspectiva de valor dos clientes sobre aquilo que a organização oferece ou poderá inovar e oferecer. Cliente encantado, busque ações para manter a constante entregar valor.
Para iniciar essa jornada é preciso olhar diversos aspectos da organização: qual seu propósito, identificar, aprender e inovar nas oportunidades para criar valor numa visão centrada com empatia às necessidades e motivadores de comportamentos dos clientes. Por onde começar? Quer o mapa para pôr em prática o Business Agility na sua organização? Conheça o Value Delivery Cycle, um framework que conecta todo potencial de ferramentas a competências disponíveis para atingir novos patamares de resultados sustentáveis.
No próximo artigo você terá acesso a ferramenta inicial para saber qual nível de maturidade da sua organização e dar os primeiros passos. Siga com a Liga Ágil e obterá novos e melhores resultados!