Cultura ágil: que a força esteja com você!
Por: maio 5, 2021 3Min de leitura
A jornada ágil com a transformação digital tem dado a diversas organizações condições de adaptação para agirem de maneira proativa diante as tendências e mudanças do mercado, elevando a experiência na percepção de valor dos clientes a outro patamar. Para conquistar isso, é necessário realinhar diversas partes: estratégia, estrutura, processos, pessoas e tecnologia.
Cada um desses itens precisa ser direcionado dentro da abordagem flexível para que haja a criação de valor. Em paralelo, deve-se aprender continuamente e identificar novas oportunidades para que novos ciclos sejam criados.
Mas entenda que ao iniciar a promoção das mudanças, uma série de desafios irá surgir, e que poderá reduzir, atrasar ou até mesmo impedir o alcance dos resultados e objetivos almejados. Ao abrir alguns portais como:
- transparência
- colaboração
- inspeção
- criação de rede de equipes
- ciclos de aprendizagem
- tomada de decisão rápida com foco na prioridade para a satisfação o cliente
Você poderá gerar inseguranças nas pessoas. Estes comportamentos poderão advir dos mesmos que formam os times e lideranças e que poderá fortalecer as barreiras.
Elevando ao nível organizacional, essas barreiras são erguidas devido a resiliência da cultura existente e que muitas vezes não são facilmente percebidas, pois fazem parte do “lado sombrio da força”. Isso mesmo! A cultura organizacional é composta de diferentes níveis que podem ou não serem perceptíveis. Lutar contra esses inimigos disfarçados é algo de muita complexidade que está no dia a dia dos colaboradores.
Luke: “Mas eu não acredito!”
Yoda: “Fracassar você irá!”
Por acreditar que é capaz, o Centro de Competência (CoC) da Liga Ágil oferece a alocação de profissionais proficientes em agilidade com as competências necessárias para garantir o avanço da maturidade ágil em sua empresa e quebrar todas essas barreiras! Nosso time de agilistas está preparado para dar suporte, consultoria, mentoria e habilitar os agentes de transformação ágil da sua organização a incorporar progressivamente os recursos imprescindíveis para ser mais sucedida e não ser BANIda.