Mudar ou desaparecer?
Por: agosto 6, 2021 3Min de leitura
Quantas vezes você já atualizou os aplicativos do seu celular? Quantas vezes você já trocou de celular? Como um organismo vivo, constantemente a mudança vem se tornando cada vez mais rápida, transformando as relações do mercado e consumo. Dessa forma, é demandado das organizações a necessidade de compreenderem seu momento atual em relação a si mesmas, clientes e concorrentes e também sua forma de gerar valor. Analisar, compreender, aprender, validar e incrementar para se adaptarem e de maneira contínua entregarem resultado para as partes envolvidas.
Abraham Maslow em certa ocasião afirmou que: “Para quem só sabe usar o martelo, todo problema é prego”. Diversas empresas têm se tornado muito eficientes na forma de atender as necessidades dos clientes sempre da mesma forma. Identificaram em algum momento da sua concepção como atender à demanda de determinado nicho do mercado e vem atendendo da mesma forma.
Mas será que o consumidor do seu serviço ou produto é o mesmo? Como identificar essa necessidade de mudanças? Aprendendo continuamente. Aplicando o Lifelong learning em todos os níveis da organização para criar movimento e direcionar à busca contínua do aprendizado, inovando e renovando incessantemente às relações. É identificar oportunidades entre experiência atual e a que os clientes gostariam de ter, entender em relação ao propósito da empresa e o quanto está proporcionando de valor agora.
“O vento apaga uma vela e energiza o fogo.” Nassim Nicholas Taled. O imperativo da adaptabilidade pode surgir a qualquer momento e se a sua organização não construiu mecanismos flexíveis para aprender e proporcionar respostas positivas, com passar do tempo pode estar se tornando cada vez mais obsoleta. Por isso, saber utilizar o vento para energizar ou este mesmo vai apagá-lo.
Diversas organizações já perceberam essa necessidade e estão agindo para ultrapassar os desafios, barreiras e alinhar às estratégias de forma adaptativas fomentando o capital intelectual para o mindset de crescimento impulsionando os resultados.
Mas como colocar tudo isso em prática? A Liga Ágil está preparada com profissionais capacitados para desenvolver a toda organização e tornar cada integrante agente de transformação de mudança e alavancar novos aprendizados e resultados. Para iniciar essa jornada, sugerimos a leitura do e-book VDC – Value Delivery Cycle, escrito por Alex Salino, que te ajudará a construir uma organização digital de sucesso.
Quer conhecer e saber mais sobre Lifelong Learning? Acesse Liga Ágil e encontre a melhor maneira de ser protagonista dessas mudanças! O tempo está passando: tic-tac, tic-tac…