BPM e Agilidade combine e extraia o melhor para o negócio
Por: janeiro 13, 2023 5Min de leitura
BPM – Business Process Management ou em português, Gestão de Processos de Negócios – é uma abordagem de gestão para “…identificar, projetar, executar, documentar, medir, monitorar e controlar processos de negócio automatizados e não automatizados para alcançar resultados consistentes e direcionados com os objetivos estratégicos da organização.” Através dessa definição do CBOK na versão 4 sobre o que é BPM, dá para perceber o caráter alinhado para o aperfeiçoamento dos processos de negócios e as necessidades do cliente.
Em contrapartida, a agilidade envolve cultura, pessoas, ferramentas e processos. Onde com ações adaptativas, princípios, valores, times auto-organizados e multidisciplinares que buscam a melhoria contínua, desenvolvimento evolucionário com foco na geração de valor para o cliente.
Isto é, combinar BPM com agilidade, dentro de um mercado cada vez mais competitivo, é uma resposta para empresas que buscam meios para implementar vantagens competitivas para seus produtos e serviços. Pois, nesse momento, quanto mais for possível identificar suas ineficiências, mais irão se beneficiar com o aumento da competitividade, produtividade e o retorno sobre o investimento.
Ou seja, há uma forma de aplicar métodos ágeis em conjunto com BPM. Ao aplicar agilidade com a gestão de processos de negócio potencializa o que há de bom em ambos e contribui para que os processos tenham mais adaptabilidade.
Agilidade e BPM combinados
Um dos principais fatores que as empresas têm como benefício de unir Agilidade com BPM, é criar processos flexíveis, eficientes e ágeis com foco em contribuir para a entrega de valor para os clientes.
Enterprise Business Agility: segredo da transformação ágil
Para começar a aplicar princípios e valores ágeis com BPM, sua empresa deve compreender que a responsabilidade não será exclusividade de um time, mas sim de toda organização.
As barreiras departamentais precisarão ser abdicadas e o fluxo de valor orientado a geração de valor direcionado à estratégia, será o mais importante. Dessa forma, resultará em impactos que precisarão demudanças para remodelar a estratégia, a estrutura, os processos, pessoas, mentalidade, cultura e tecnologia.
Para obter vantagens com a combinação da agilidade e BPM, inicie entendendo os valores e princípios. Os 04 valores ágeis expressam o fundamento da mentalidade ágil. A partir deles, o Manifesto Ágil também descreve os 12 princípios nos quais direcionam para potencializar e escalar os resultados. Sendo assim, cada um servirá de base para analisar os processos de negócio de ponta a ponta e formar o mindset ágil.
Metodologias Ágeis:O que são e quais os principais tipos
Uma vez que haja a compreensão dos princípios e valores ágeis, estabeleça-os como referencial de geração de valor. Depois, comece analisando os processos de negócio aplicando BPM. Como este último está focado em em processos repetitivos e contínuos, ou seja, de padrão previsível, fica mais fácil analisá-los sob a ótica base do pensamento ágil.
Como resultado, conseguirá otimizar processos de negócios de ponta a ponta, bem como estabelecer uma estratégia dinâmica e adaptativa para atender a percepção de valor dos clientes.
Cultura Ágil Sustentável: 05 pilares para construção
Conectando ferramentas para gerar resultados
A Liga Ágil integrou todo potencial de diversas ferramentas e competências disponíveis para criar a empresa que gera resultados. Isso faz com que seja capaz de reinventar e criar negócios que respondam rapidamente às necessidades de seus clientes e às novas oportunidades que o mercado traz.
Que tal acessar todo esse material de forma gratuita? Esse conhecimento está disponível para todos, através do e-book Value Delivery Cycle para direcionar ações para organização digital de sucesso.
A Liga Ágil está preparada para te habilitar nessa jornada de agilidade para estabelecer para sua empresa uma trajetória estratégica de inovação com resultados. Comece aqui.