VDC – Value Delivery Cycle: acelere sua empresa
Por: fevereiro 17, 2023 7Min de leitura
O VDC – Value Delivery Cycle é o modelo capaz conectar todo potencial das ferramentas e competências disponíveis para, de fato, criar uma empresa que gera resultados, capaz de se reinventar, adaptar e criar novos resultados. Isso tudo respondendo rapidamente às necessidades de seus clientes e às novas oportunidades que o mercado traz.
Não basta somente entregar o produto ou serviço para o consumidor. Uma empresa de resultados sustentáveis, entende e desdobra para todos os níveis uma estratégia clara, com metas e objetivos para alcançar seus resultados. Para que após cada ciclo, consiga monitorar e avaliar os resultados para saber o que está funcionando e o que precisa ser ajustado para atingir os objetivos.
Parece algo simples, mas com o mercado cada vez mais repleto de mudanças rápidas e incertezas, torna-se cada vez mais complexo. Entretanto, o desafio segue para que as empresas de todo porte e idade, possam criar meios de serem ágeis e adaptáveis.
Mas como fazer isso? Quais são os caminhos? Há diversas opções no mercado e para alinhar estrategicamente um conjunto de práticas, metodologias e ferramentas, a Liga Ágil reeditou o VDC – Value Delivery Cycle tornando-o capaz ainda mais de promover a geração de valor para o cliente e para empresa criando meios para empresa se adaptar ao ambiente frágil, ansioso, não linear e incompreensível para prosperar nesse novo cenário.
VDC – Value Delivery Cycle
Nos últimos anos, os especialistas criaram uma série de ferramentas práticas, frameworks, que dão para gente uma certa liberdade de adaptação para cada contexto e temos muitas opções para modelar e conseguir acelerar os negócios e processos.
Mas, ao mesmo tempo, aumentou a complexidade em relação a qual a melhor ferramenta, o melhor framework, a melhor prática. Afinal, acaba por criar imensidão de possibilidades.
Dessa forma, para descomplicar e simplificar, a Liga Ágil criou o Value Delivery Cycle (VDC), o verdadeiro guia prático para habilitar e a orientar as escolhas a respeito do ponto inicial para começar a transformação em sua organização.
As competências e habilidades organizacionais do VDC – Value Delivery Cycle habilita toda empresa a ultrapassar os desafios, barreiras e alinhar às estratégias de forma adaptativa, fomentando o capital intelectual para o mindset de crescimento impulsionando os resultados. Mas para isso vai toda empresa vai precisar:
- Direcionar-se ao Propósito – cultura, estratégia e ouvir o cliente;
- Aprender continuamente – cliente e mercado, colaboração e observabilidade;
- Promover entrega contínua – estrutura e equipes, construção, operação e performance;
- Ter DNA para inovação – gestão de ideias, experimentação, portfólio, estratégia de produtos
Além disso, cabe ressaltar sempre que o trabalho é realizado por times que são formados por pessoas. E mais, com esforços que devem ser centralizados para atender a necessidade do cliente. O fator humano na construção das soluções não apenas propicia resultados, também promove um aprendizado contínuo para que a empresa possa alcançar maneiras mais inovadoras de realizar o que já tem sido feito.
Dessa forma, a construção de uma empresa baseada no VDC – Value Delivery Cycle, cria uma cultura relacionando-se com diversos tipos de estratégias, considerando sempre as pessoas, seu poder transformador de ação para mover as organizações e proporcionar melhores maneiras de alcançar os resultados desejados.
Saindo da teoria e indo para prática
Direcionar-se ao Propósito:
- Analisar a cultura organizacional para entender a importância do propósito e dos valores da empresa.
- Revisar a estratégia para garantir que esteja alinhada ao propósito e claramente definida.
- Ouvir o cliente através de pesquisas, feedbacks e entrevistas para entender as expectativas e as necessidades.
Aprender continuamente:
- Analisar o mercado e o cliente para entender as tendências e os desafios;
- Fomentar a colaboração entre equipes e departamentos para aprimorar o trabalho em equipe e o aprendizado coletivo.
- Implementar processos de observabilidade para acompanhar a evolução da agilidade na organização.
Promover entrega contínua:
- Revisar a estrutura da equipe para garantir que esteja alinhada aos objetivos e à estratégia da empresa.
- Melhorar os processos de construção para aumentar a eficiência e a qualidade do trabalho e do produto final.
- Analisar a operação e a performance para identificar pontos de melhoria e implementar ações corretivas.
Ter DNA para inovação:
- Implementar processos de gestão de ideias para fomentar a criatividade e a inovação.
- Encorajar a experimentação e a experimentação para testar novas ideias e soluções.
- Revisar o portfólio de produtos e serviços para garantir que estejam alinhados à estratégia de inovação da empresa.
- Alinhar a estratégia de produtos à estratégia de inovação da empresa para estimular o crescimento e a inovação.
Entretanto, lembre-se que esses são apenas os pontos iniciais. Isto é, cada etapa envolve planejamento, comunicação, implementação, monitoramento e ajuste contínuo para garantir o sucesso da implementação de uma mudança efetiva na organização.
Os primeiros passos
Através do VDC – Value Delivery Cycle sua empresa conseguirá promover a transformação corporativa para alcançar resultados sustentáveis. Pois, com a maturidade nos pilares: Propósito, Aprendizado, Entrega Contínua e DNA de Inovação, irá direcionar a organização para atender às necessidades do cliente de maneira eficaz e inovadora.
Você quer saber como alcançar melhores resultados com o VDC – Value Delivery Cycle? Comece por escutar o seu cliente e adaptar sua estratégia para atender às suas necessidades. Com uma cultura ágil, talentos digitais, processos eficientes e produtos inovadores, suas equipes terão o melhor desempenho e sua empresa alcançará seus objetivos de forma rápida e de qualidade.
Descubra como construir esse caminho VDC – Value Delivery Cycle.
Faça o download agora e habilite-se para ser o protagonista da mudança evolucionária da sua empresa!