Agile UX: agilidade e design UX juntos para encantar o cliente

O Agile UX une todo potencial da agilidade com User Experience Design. Por isso, para compreender essa união é preciso compreender as bases de cada um. 

A Agilidade não é um framework ou método. Todavia, está relacionada a valores, princípios, mindset e pessoas. Além disso, inclui-se à natureza iterativa, incremental e adaptativa orientada a geração de valor do cliente. Isso acontece com aprendizado rápido, entrega de valor contínuo em ciclos pequenos através de um time multifuncional. 

Manifesto Ágil 

Por sua vez, User Experience Design envolve diversas dimensões que envolve cada elemento da experiência dos usuários com o produto ou serviço. Em outras palavras, busca atender às necessidades do usuário final solucionando sua dor real.

Ux designer: por que sua organização precisa desse profissional

Entretanto, os processos que as metodologias ágeis empregam são muitas vezes desafiadoras para profissionais de UX, que precisam adaptar suas técnicas e abordagens no modelo ágil de entrega. Isso faz com que adapte a abordagem de UX e consiga atender ao cliente de forma eficaz, acessível, eficiente, usável, desejável e satisfatória.

Metodologias Ágeis:O que são e quais os principais tipos

Agile UX encantando o cliente

Para ter o cliente/usuário no centro das ações é necessário compreender como oferecer uma experiência que leve em consideração todo processo de aquisição e uso, influenciadores e motivadores. A partir daí criar ideias para eliminar ruídos que possam afetar a jornada de ponta a ponta.

Assim sendo, para encantar o cliente, basicamente, vai precisar:

  • Compreender processos e melhores práticas de Lean UX e Agile UX;
  • Usability Testing, Backlog Dual-track;
  • Maturidade UX para desenhar uma operação de design sincronizada com times ágeis;
  • Integrar cultura, inovação, agilidade e produto para melhoria contínua.

Lembre-se que tanto a agilidade quanto o UX tem como pilares as pessoas. Que ao desenvolver qualquer produto ou serviço sempre o foco principal está em resolver algum problema ou dor central dos clientes ou usuários.

Ao projetar essas experiências, saiba que terá que entender, continuamente, os usuários para que, ao final de cada ciclo entregue, consiga aumentar a satisfação do cliente e gerar mais valor. 

Assim, se faz necessário compreender como as metodologias ágeis e UX se integram para criar equipes multifuncionais que se conectam mais estreitamente com usuários finais e clientes, entregando mais valor e melhorando os resultados. 

A Liga Ágil além de possuir profissionais de UX experientes capazes de alinhar os objetivos do negócio a visão estratégica do seu produto/serviço para proporcionar experiência incrível ao seu cliente, também disponibiliza capacitação em Agile UX

Entre em contato, mapeamos a necessidade, desenhamos a experiência, focamos na estratégia do seu negócio para que ao final todos possam estar habilitados para dar continuidade e crescer ainda mais os resultados.

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