Como a colaboração e agilidade melhoram resultados de times

No primeiro item do Manifesto Ágil está descrito: “Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas”. Por sua vez, nos Princípios por trás do mesmo Manifesto: “Dê a eles o ambiente e o suporte necessário e confie neles para fazer o trabalho.” A correlação entre ambos demonstra o quanto é relevante ter pessoas engajadas, bem como as condições propícias para obter resultados com agilidade. E assim nasce o ambiente para a colaboração.

Dos indivíduos e suas interações provém a colaboração. Por sua vez, essa conecta os times multifuncionais de diferentes grupos para trabalharem juntos com a mesma visão estratégica do produto e seus resultados. Dessa forma promove o aumento da criatividade, produtividade e desempenho através da sinergia entre os membros.

Por outro lado, ao reunir as pessoas com foco em aprender em pequenos ciclos e criar soluções adaptativas às necessidades dos clientes, vão precisar de:

  • Ambiente seguro – livre de julgamentos e censuras para que as diferentes habilidades complementares possam se conectar;
  • Suporte – considerar o bem-estar intelectual e emocional para sentirem seguras e apoiadas;
  • Confiança – responsabilidades claras e autonomia.

Colaboração Além das Palavras

Além das ações em relação aos indivíduos, a colaboração pode ser potencializada com ferramentas, nas quais os times possam trabalhar em conjunto para manter a transparência e as inspeções.

Nesse aspecto, soluções que consigam ir além de ser simplesmente controle de prazos se destacam por conseguir contribuir para a evolução sustentável do time ágil:

  • Goobee Teams: gestão de time e portfólio. A plataforma ágil para potencializar a saúde dos times e escalar a maturidade;
  • Coin2U: recompensa colaborativa baseada nas diretrizes do Management 3.0;
  • Goobee Help: gestão de conhecimento e atendimento que tem como base soluções automatizadas com RPA e Inteligência Artificial.

A tecnologia vem promovendo cada vez mais soluções que ampliam a colaboração dos times. Disponibilizando desde quadros de interação em tempo real, reações de humor e outras funcionalidades para que acelere e torne tangível os resultados de cada equipe.

Aprenda ainda mais como obter melhores resultados com a agilidade seguindo-nos nas redes sociais:

LinkedIn | Facebook | Instagram | Twitter | Youtube

Fonte: Manifesto Ágil, disponível em: https://agilemanifesto.org/iso/ptbr/manifesto.html

 

compartilhar instagram compartilhar linkedin compartilhar no facebook
teste

Reunimos uma seleção de materiais e conteúdos exclusivos, repletos de técnicas e práticas que vão acelerar resultados excepcionais para seus times e negócios. E a melhor parte? Todos são gratuitos! Faça o download agora mesmo e eleve o desempenho da sua empresa para o próximo nível com a Liga.