Como podemos formar COPs que apoiem as equipes a repensar a estratégia de transformação?

As Comunidades de Práticas (COPs) são caracterizadas por grupos que se unem com o objetivo comum em aprender, compreender e atestar a efetividade de novos assuntos por meio da prática, proporcionando o compartilhamento efetivo de conhecimento entre as equipes.

O papel da comunidade prática dentro da organização é ser o canal que une colaboradores para discutir e encontrar caminhos para alavancar o conhecimento que promova resultados para toda a organização.

COPs na transformação organizacional

Para conseguir com que a organização promova a transformação organizacional, é preciso sair de onde está agora e deslocar para onde precisará estar no futuro. Para viabilizar a evolução e crescimento, é preciso que todos possam compartilhar da mesma visão.

Durante esse percurso, diversos problemas surgem das mais variadas naturezas. A COP devido seu propósito de buscar soluções de maneira eficiente, coopera para que através do conhecimento adquirido, desenvolva formas de enfrentar criativamente os desafios e ajudar as organizações a mudarem. Formada por diversos membros, possui a capilaridade para difundir a mudança entre as estruturas departamentais.

Repensando a estratégia de transformação

Entregar valor continuamente aos seus clientes na velocidade das mudanças com a volatilidade do mercado, representa grande desafio para as organizações. Então, foi se o tempo de planejamentos longos e rígidos.

Esse cenário cria problemas complexos que demandam a tomada de decisão de forma descentralizada e compartilhada.  Alinhar a Comunidade Prática à estratégia organizacional e os objetivos de negócios, rompe as barreiras dos interesses dos silos departamentais e canaliza a experiência de cada membro para gerar benefícios tangíveis para a estratégia da organização.

Saindo da teoria e indo para Comunidade Prática

Para que tenha mais sucesso em estabelecer e manter a Comunidade Prática, sua organização precisa ter a visão de todas as etapas. Para isso, disponibilizamos gratuitamente o COPs Canvas como acelerador e favorecendo avanços significativos.

Reúna os colaboradores apaixonados em aprender, engajados para colaborar na transformação da organização e compartilhe abertamente novas ideias.

Quer saber mais sobre o tema? Siga-nos nas redes sociais, compartilhamos conteúdos semanalmente para fomentar novas ideias e contribuir com o crescimento da sua organização.

Facebook | Instagram | LinkedIn | Twitter | Youtube

compartilhar instagram compartilhar linkedin compartilhar no facebook
teste

Reunimos uma seleção de materiais e conteúdos exclusivos, repletos de técnicas e práticas que vão acelerar resultados excepcionais para seus times e negócios. E a melhor parte? Todos são gratuitos! Faça o download agora mesmo e eleve o desempenho da sua empresa para o próximo nível com a Liga.