Como ser Ágil: Perspectivas do mercado frente a novas lideranças

Como ser Ágil: Perspectivas do mercado frente a novas lideranças

Como ser ágil: Novos entrantes na agilidade

Em mesa mediada por Alex Salino, profissionais trouxeram cenários e visões sobre o mercado das empresas de tecnologia e dos novos desafios em como ser Ágil, durante a última edição do Agile Leaders Meeting no Rio de Janeiro.         

Como ser ágil: Novos entrantes na agilidade

Com a finalidade de apresentar as perspectivas de um mercado que segue em constantes mudanças, o painel da última edição do Agile Leaders Meeting contou com a participação de profissionais agilistas: Camilla Fant, da Oi; Leo Almeida da Spot Educação (Cultura Inglesa) e Petrus Abi-Abib da MedGrupo.

Durante o evento, os palestrantes levantaram diversos temas relevantes para o mercado:

  • Como encontrar maneiras de engajar as equipes e os seus respectivos superiores?
  • Ainda é possível motivar as pessoas para fazerem coisas diferentes com foco em melhores resultados?
  • Como ser ágil no dia a dia?

Ao decorrer da conversa, notou-se que é fundamental estar aberto à implantação de novos modelos de trabalho. Dessa forma é possível alcançar os melhores e tão desejados resultados.

Segundo os palestrantes, ainda não existe fórmula mágica. Para colher os melhores frutos, é preciso estar disposto a aprender, a errar e ter coragem de encarar novos métodos de trabalho. Ainda que seja para iniciar com metodologias simples e modelos claros, por exemplo. Assim toda equipe pode contribuir e atingir os objetivos.

Além disso, é importante levar em conta todo histórico da empresa. Com ele é possível compreender os pontos fracos e encontrar os aspectos onde as melhorias devem ser aplicadas.  

Para encerrar o painel, Alex Salino, que moderou a mesa, falou sobre o desafio de reposicionar a média gerência, uma vez que times de alta performance não precisam de um microgerenciamento.

Portanto, o novo gestor deve estar mais próximo da estratégia, na gestão do sistema e do ambiente como um todo.

Dessa forma, o seu papel vai além de proporcionar um ambiente ideal para seu time, consequentemente deixando de gerir apenas pessoas para administrar o sistema e as devidas estratégias estabelecidas.

As inscrições para o próximo Agile Leaders Meeting já estão abertas. Garanta sua vaga aqui!