Data Driven – orientando a Transformação do Negócio – Liga Ágil

Data Driven – orientando a Transformação do Negócio

Por: 19 de agosto de 2022 6Min de leitura

Data Driven significa “orientado a dados”, de acordo com a tradução literal do inglês para o português. Ou seja, as tomadas de decisão empresariais não se baseiam na intuição ou experiência pessoal. Esse conceito relaciona-se diretamente com a capacidade de utilizar os dados gerados de forma estratégica. 

Certamente em diversas reuniões da sua empresa, já deve ter escutado:”…eu acho..”, na minha opinião.”, “minha intuição diz…” e muitas outras expressões durante as tomadas de decisões que as pessoas utilizam para argumentar. Entretanto, acontece que simplesmente basear-se no “achismo” pode está deixando de levar em consideração algum aspecto ou dado relevante.  

Cultura ágil: que a força esteja com você! 

O que é uma cultura Data Driven? 

Para uma empresa realmente atingir o nível de ter sua cultura Data Driven, possui diversas etapas desde a coleta de dados, a forma que são acessados,  como integram a arquitetura e a automação algorítmica, incluindo inteligência artificial (IA).  

Isso mesmo! Não basta simplesmente começar criar relatórios estáticos, que informam somente o passado, como por exemplo demonstrativos de resultados mensais. Pois além desses dados, há outros tipos de análises e decisões que toda empresa precisa ter e que vão além desses. 

O uso de dados para gestão como requisito competitivo 

Por outro lado,  também se trata de uma mudança de mentalidade nas tomadas de decisão. Pois a clássica cena de alguém receber o relatório estático ao final do mês, analisá-lo e expressar sua experiência pessoal, deixa de ser relevante. Para começar é preciso ir mais fundo nos dados.  É necessário coletar os dados brutos, analisá-los e correlacioná-los para compreender seu sentido. Somente após isso conseguir usá-los e encontrar os insights para identificar novas tendências do mercado. Onde ao final, identificar as oportunidades de negócios em relação à estratégia.  

Mas como iniciar essa cultura? É possível aprender através de monitoramento das redes sociais, de métricas como NPS ou de dados de um CRM. Depois, por exemplo, evoluir através da exploração de dados de um Big Data e Data Science. 

Data Driven Decision 

As empresas que entenderem a importância dos dados nas decisões estratégicas vão encontrar as novas fontes de energia renováveis. Muitos até a princípio chegaram a comparar os dados como sendo o novo petróleo. Entretanto, esse trata-se de um recurso natural não renovável, ou seja, não possui capacidade de regeneração. Diferente dos dados que se renovam a cada dia, assim como o consumidor e o mercado. Dessa forma, cabe muito mais compará-los a fontes de energia renováveis.  

Além disso, uma vez descobertos, irão alimentar as decisões estratégicas de forma contínua, oportunizando a necessidade de adaptação para proporcionar resultados sustentáveis.  

O que é um profissional Data Driven? 

O profissional Data Driven consegue a partir dos dados resolver problemas de negócios obtendo valor e vantagem competitiva em relação à estratégia para o negócio. Portanto, atua em diversas áreas da empresa: RH, Marketing, Industrial, Financeiro, Logística, Comercial, TI etc. 

Como implementar Agile Marketing ou Marketing Ágil? 

Há diversos cargos no mercado: Engenheiro de dados, Arquiteto de dados, Data Warehouse developer, Analista de dados, Cientista de dados entre outros. Para se desenvolver, esse profissional vai precisar capacitar tecnicamente habilidades que incluem capacidade de projetar, construir, otimizar, transformar dados, machine learning, técnicas estatísticas e inteligência artificial.  

Mas não basta só saber tecnicamente. Precisa ter criatividade, capacidade de resolução de problemas, conhecimento do negócio, capacidade analítica. Outro aspecto fundamental trata-se da capacidade de comunicação. O profissional Data Driven uma vez que consegue identificar algo relevante para o negócio, vai necessitar de comunicar. Isso poderá ser feito relacionando-se com pessoas técnicas e não técnicas. A forma pela qual vai comunicar vai conseguir ser capaz criar maneiras de interpretar os dados para obter insights estratégicos. 

Sua empresa está pronta para iniciar essa jornada orientada Data Driven? A transformação digital proporciona para as empresas a tecnologia. O uso de novas tecnologias otimiza os processos internos e o relacionamento com os clientes para agregar valor. 

A Liga Ágil, consultoria de transformação digital, oferece apoio estratégico na condução dessa mudança organizacional. Através do Value Delivery Cycle (VDC), vai conseguir conectar o potencial Data Driven com diversas outras competências para atingir novos patamares de resultados sustentáveis. 

E isso será apenas o começo! Clique aqui e entre em contato para começar essa jornada!