Devops: vá com calms que o resultado chega

“DevOps representa uma mudança na cultura de TI, com foco na entrega rápida de serviços de TI por meio da adoção de práticas ágeis e enxutas no contexto de uma abordagem orientada para o sistema. O DevOps enfatiza as pessoas (e a cultura) buscando melhorar a colaboração entre as equipes de operações e desenvolvimento. As implementações de DevOps utilizam tecnologia – especialmente ferramentas de automação que podem alavancar uma infraestrutura cada vez mais programável e dinâmica de uma perspectiva de ciclo de vida.” Glossário Gartner.

Vá com CALMS

De um lado a equipe de desenvolvimento entregando novas funcionalidades continuamente, e do outro o time de operações querendo manter o mais estável possível toda produção. Afinal, qualquer instabilidade pode custar algo para toda organização. Para chegar ao equilíbrio a melhor solução é ir com:

  • C – Culture – foco na colaboração entre as pessoas, mudanças e experimentação;
  • A – Automation​ – automatizar processos;
  • L – Lean​ – melhorar o fluxo de trabalho para a entrega contínua;
  • M – Measurement – coletar dados, medir e analisar resultados;
  • S – Sharing​ – compartilhar lições aprendidas com transparência e colaboração.

O Arquiteto DevOps

Alguém precisa fazer com que os times de desenvolvimento e operações melhorem a colaboração, integração e a comunicação, permitindo acelerar os ciclos de implantação atendendo às demandas estratégicas do negócio/cliente. Então esse profissional surge para:

  • Implementar ferramentas de desenvolvimento, teste e automação;
  • Desenvolver planos e processos de melhoria;
  • Otimizar a produtividade dos desenvolvedores;

Proporcionar confiabilidade das operações do projeto até a produção.

Como implantar na sua organização?

A implantação requer cultura combinada com implementação de processos, ferramentas, metodologias e práticas. Ao clicar sobre esse link poderá ter acesso ao Roadmap de implantação do DevSecOps.

Caminho mais rápido

Para conseguir atender às necessidades de adaptação e mudanças no ritmo que a sua organização requer e não seja BANIda, contrate Arquiteto DevOps do Centro de Competências (CoC) da Liga Ágil e proporcione a agilidade ao ciclo de vida de desenvolvimento de software.

Solicite agora esse profissional acessando aqui.

 

Referências:

Definição DevOps: https://www.gartner.com/en/information-technology/glossary/devops

 

compartilhar instagram compartilhar linkedin compartilhar no facebook
teste

Reunimos uma seleção de materiais e conteúdos exclusivos, repletos de técnicas e práticas que vão acelerar resultados excepcionais para seus times e negócios. E a melhor parte? Todos são gratuitos! Faça o download agora mesmo e eleve o desempenho da sua empresa para o próximo nível com a Liga.