Gestão de Backlog do Produto: como ser eficaz

O Backlog do Produto forma-se a partir das histórias do usuário. Desse modo, é a única fonte de trabalho do time, ou seja, nada é feito sem que não esteja nele. Entenda como fazer a gestão de Backlog do Produto de maneira eficaz com os times ágeis pode aumentar as entregas de valor.

Segundo o Scrum Guide, versão Novembro/2020, o Backlog do Produto “…é uma lista ordenada e emergente do que é necessário para melhorar o produto.”  É a lista priorizada das funcionalidades, bugs, melhorias e outros itens necessários para compor o produto. Sua lista de pendências e o roteiro do produto.

Nesse sentido a gestão do Backlog é o processo pelo qual o Product Owner adiciona, remove, refina e prioriza itens que o compõem em relação a percepção de valor dos  clientes. Além disso, durante a realização da Sprint Planning conta com a colaboração de todo time para planejar o Backlog da Sprint.

Você pode se interessar: Product Owner: maximiza valor ou entrega produto?

Metodologias Ágeis: O que são e quais os principais tipos

 

Perspectivas do Backlog do Produto

Cada Backlog pertence a um único produto. Desde a concepção até a manutenção é feita através da colaboração de várias perspectivas:

  • Cliente – expressam o que precisam como resposta aos seus problemas;
  • Product Owner – identifica os requisitos, descreve, altera, prioriza, detalha, estima a contribuição de valor de cada incremento em relação ao investimento;
  • Time de Desenvolvimento – estima esforço, define como e desenvolve o incremento;
  • Stakeholders – define os objetivos estratégicos e metas em relação ao produto.

Através da união dessas perspectivas é cria-se o Backlog do Produto pelo Product Owner. Logo, enquanto existir o produto, também haverá a respectiva lista de use story, ou história do usuário.

Baixe aqui modelos de use story: Ferramentas ágeis.

As histórias de usuário são descritas de maneira curta, simples e objetiva em relação à perspectiva do cliente que deseja a funcionalidade. Quando essa passa a compor o Backlog do Produto, significa que esse item representa valor para cada uma das perspectivas.

Portanto, realizar entregas incrementais de valor a cada ciclo de maneira rápida e adaptável é o foco. Sendo assim, para ser eficaz na gestão Backlog do Produto, precisará atender a cada necessidade específica das perspectivas citadas anteriormente.

 

Para esclarecer e melhorar ainda mais seus resultados trabalhando com Backlog de Produtos com times remotos com a playlist Ahá! Moment: Webinários com Agilistas Semana 3.

Por fim siga-nos nas redes sociais e aprenda ainda mais como obter melhores resultados com a agilidade:

LinkedIn | Facebook | Instagram | Twitter | Youtube

Fonte: Scrum Guide Portuguese Brazilian (November 2020), acessado em 10/09/2021 através https://scrumguides.org/download.html.

compartilhar instagram compartilhar linkedin compartilhar no facebook
teste

Reunimos uma seleção de materiais e conteúdos exclusivos, repletos de técnicas e práticas que vão acelerar resultados excepcionais para seus times e negócios. E a melhor parte? Todos são gratuitos! Faça o download agora mesmo e eleve o desempenho da sua empresa para o próximo nível com a Liga.